Aluna de escola pública ganha prêmio internacional de pintura
Uma aluna de escola pública do Rio de Janeiro foi a única brasileira premiada na edição de 2011 do Concurso Internacional de Pintura Infanto-Juvenil promovido pelo Memorial Lidice, da República Tcheca. Monique Guimarães, 15 anos, estuda no Colégio Estadual Almirante Tamandaré, localizado em Japeri, na Baixada Fluminense.
A estudante recebeu a premiação das mãos do cônsul honorário do país no Rio de Janeiro, Freddy Sobotka, na quarta-feira. Ela concorreu com 27 mil jovens de todo o mundo e teve seu trabalho apontado como um dos 50 melhores da 39ª edição da competição, cujo tema era "Aqui eu moro, aqui eu vivo".
A obra de Monique, contendo imagens do município de Japeri, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, será publicada em um catálogo do museu Memorial Lidice. Os melhores quadros serão expostos em diferentes cidades do mundo.
"Não achei que fosse ganhar porque havia muitas pessoas na disputa. Estou muito feliz de receber este prêmio, que eu dedico a Deus, aos meus familiares e à minha professora", disse a estudante do 9° ano do ensino fundamental.
O colégio de Monique, em Japeri, oferece aulas de artes para os alunos uma vez por semana, desde 2003. "Muitos jovens daqui já ganharam prêmios, mas esse é o primeiro internacional. Estou muito orgulhosa. Nosso objetivo é ajudar a formar artistas e mostrar aos alunos que há um mundo lá fora que também pertence a eles", afirmou a professora de artes, Peter Cohen.