É hora de repensar a forma como se compra impressoras e insumos de impressão
A atual conjuntura do mercado direciona empresas de diferentes tamanhos a repensar em quais departamentos e meios é possível aplicar uma economia, em automatização de processos e, principalmente, redução de custos. Na área de impressão, uma análise mais atenta mostra que é possível repensar a forma como se compra impressoras e insumos de impressão.
Escolher uma impressora começa pelo próprio formato, a necessidade da empresa pode requerer uma multifuncional, enquanto, outros tipos dispensam a aquisição de mais funções e trabalham perfeitamente com uma impressora comum, sem funções de scanner, cópias e digitalizações. Vale ressaltar que isso também direciona para o próprio tipo de insumo, e isso leva ao detalhe com relação à quantidade de impressões.
Com relação a isso é estender a comparação de valores que se atenta primeiramente aos preços dos produtos e destrinchar com mais detalhes as características técnicas do aparelho, que remetem à quantidade de impressão de páginas por insumo, o custo dos cartuchos e toners e a periodicidade de seu reabastecimento no aparelho. Essa análise deve ser somada à real necessidade de impressão da empresa.
Em um exemplo simples, é preciso fazer um levantamento básico da quantidade média de impressões feitas durante um período e com uma quantidade específica de insumos. Essa quantidade de impressão em paralelo com o custo dos insumos, trará um número que poderá ser analisado para ser balanceado de acordo com a economia necessária.
Na pesquisa por uma nova impressora para a empresa, não é apenas o custo do aparelho que delimitará uma real economia nos custos. De modo grosseiro, se o preço do aparelho for mais barato, mas o processo de impressão utilizado pelo aparelho não for econômico, é possível que no final das contas, ao invés de economia, na verdade a empresa terá um custo maior em um período específico.
Por isso, na hora de escolher uma impressora ou multifuncional é importante avaliar o custo dos cartuchos, dos toners, quantas máquinas estarão conectadas ao aparelho, se as impressões serão em sua maioria coloridas ou em preto e branco e frequência de impressão.