Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que bandeira de guerra foi hasteada em Brasília

O estandarte é usado tradicionalmente para sinalizar a presença do mandatário na residência oficial ou em prédios públicos

22 dez 2022 - 16h25
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que uma bandeira de guerra foi hasteada em Brasília. Esta alegação falsa tem sido feita nas redes em posts que exibem vídeos em que a bandeira-insígnia da Presidência da República aparece em frente ao Palácio da Alvorada. O estandarte é usado tradicionalmente para sinalizar a presença do mandatário na residência oficial ou em prédios públicos.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 25 mil compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (22).

Selo falso

Posts enganam ao dizer que uma bandeira de guerra foi hasteada em Brasília no dia 20, o que é falso; trata-se da bandeira-insígnia da Presidência, que não significa guerra
Posts enganam ao dizer que uma bandeira de guerra foi hasteada em Brasília no dia 20, o que é falso; trata-se da bandeira-insígnia da Presidência, que não significa guerra
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que uma bandeira preta, de guerra, foi hasteada em Brasília. Os vídeos compartilhados com esta alegação exibem a bandeira-insígnia da Presidência, que indica a presença do presidente na residência oficial ou em prédios públicos. O símbolo estampa o brasão da República em fundo verde, não preto.

As gravações foram feitas em frente ao Palácio da Alvorada, na segunda (19) e na terça (20). Nesta última ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro rezaram com apoiadores.

A bandeira da Presidência é um símbolo criado em 1889 para indicar a presença do presidente, como previsto no Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas. Ela permanece hasteada na sede do governo e no local em que o mandatário residir, quando ele estiver no Distrito Federal, e nos órgãos, autarquias e fundações federais, estaduais e municipais, sempre que o mandatário os visitar.

Nas solenidades de hasteamento ou de arriamento da Bandeira Nacional, a bandeira-insígnia é arriada, a meio mastro, e após o término dos atos deve ser hasteada novamente.

Referências:

1. CNN Brasil

2. Palácio do Planalto

3. Câmara dos Deputados

4. Governo do Tocantins

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade