Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Donald Trump diz que julgamento contra Bolsonaro 'deve acabar imediatamente'

Publicada em redes sociais, a carta ataca a Justiça brasileira e defende apoio ao ex-presidente

17 jul 2025 - 19h43
(atualizado às 20h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Trump publica carta para Bolsonaro e diz que ‘julgamento deve terminar imediatamente’:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar a Justiça brasileira em uma carta endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Publicada nesta quinta-feira, 17, a carta do líder americano defende Bolsonaro e critica as investigações contra ele, alegando que "estará observando de perto".

'Não é um gringo que vai dar ordens a este presidente', diz Lula ao subir o tom contra tarifaço de Trump:

"É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar adversários políticos e ponha fim a esse regime de censura ridículo. Estarei observando de perto", destaca no documento.

U.S. President Donald Trump and then-Brazilian President Jair Bolsonaro attend a joint news conference at the White House on March 19, 2019. Jim Lo Scalzo-Pool/Getty Images
U.S. President Donald Trump and then-Brazilian President Jair Bolsonaro attend a joint news conference at the White House on March 19, 2019. Jim Lo Scalzo-Pool/Getty Images
Foto: Jim Lo Scalzo-Pool/Getty Images

Na carta, divulgada por meio do perfil do presidente na Truth Social, Trump afirma que acompanha com preocupação o que ele considera um "tratamento terrível" com Bolsonaro e reforça que o brasileiro é um "líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país". "Esse julgamento deveria acabar imediatamente", cobra o presidente americano.

Porta-voz da Casa Branca rebate Lula e diz que Trump ‘não está tentando ser o imperador do mundo’:

O presidente ainda traçou um paralelo com os EUA, afirmando que se preocupa com "os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos". 

Eduardo Bolsonaro diz que não pedirá desculpas por tarifaço de Trump: ‘Em oração pelo Brasil’:

"Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política de tarifas", disse na carta. No dia 9, Trump anunciou uma imposição de tarifa em 50% sobre as importações brasileiras. Segundo ele, a decisão é uma resposta direta ao que chamou de "censura" às redes sociais americanas por parte do governo brasileiro.

O Trump Media & Technology Group, que pertence a Trump, e a plataforma Rumble têm contestado decisões do STF após o bloqueio de contas que ameaçam o Estado Democrático de Direito.

Carta ao Bolsonaro
Carta ao Bolsonaro
Foto: Reprodução/@realDonaldTrump/Truth Social
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade