PUBLICIDADE

DINO

Rede com mais de 15.000 prestadores de serviços e freelancers lança site para conectar profissionais e clientes

28 ago 2019 - 17h15
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Para muitos negócios e prestadores de serviços, conseguir clientes, divulgar serviços ou aumentar faturamento é realmente um desafio, foi pensando neste cenário que surgiu o grupo de serviços e negócios no Facebook chamado Colabz, uma rede de projetos e negócios para conectar clientes com os melhores profissionais através de indicações de outras pessoas dentro do próprio grupo.

Foto: Colabz / DINO

Atualmente a rede de serviços reúne quase 20.000 membros, entre profissionais e clientes. E dentre os profissionais, os mesmos atuam em mais de 120 áreas diferentes, desde reforma, construção, design, tecnologia, festas e eventos, reparo automotivo, professores, assistência técnica, profissionais da saúde entre outras áreas.

E tendo em vista o cenário atual, com o aumento de profissionais autônomos e com o crescimento de empresas de serviços no meio digital, "somente no grupo do Facebook, a quantidade de membros aumentou de forma muito rápida, principalmente nos últimos 13 meses, onde, de julho de 2018 até agora (agosto de 2019) tivemos um crescimento em mais de 300% entre clientes e prestadores de serviços, e esperamos que nossa plataforma cresça no mesmo ritmo" segundo Wesley, criador do projeto.

Assim, visando atender a demanda por novos mercados e poder ganhar escala em um nicho tão competitivo quanto o de serviços online, a rede de projetos que nasceu em um grupo na Internet, está lançando sua nova plataforma de serviços e ganhando cada vez mais destaque entre os clientes e freelancers.

História

Segundo Wesley Almeida, criador da plataforma de serviços e também UI/UX Designer; teve a ideia enquanto ainda estava na faculdade e fazendo estágio em uma grande empresa do varejo farmacêutico. Assim, enquanto trabalhava, atuava em paralelo fazendo freelancers na área de Design e Marketing Digital para aumentar a renda; e então após 2 anos atuando como profissional freelancer autônomo analisou que poderia criar um grupo de outros prestadores de serviços, e assim, ensinar sobre aquisição de clientes, marketing digital, design e tecnologia para outros profissionais autônomos, para que assim, eles (freelancers) pudessem divulgar melhor seus trabalhos, atrair mais clientes e consequentemente aumentar o faturamento.

Assim, com a ideia inicial de criar uma rede para conectar clientes aos melhores profissionais, segundo Wesley, o site de serviços www.colabz.com.br começou em um grupo no Facebook que hoje tem mais de 15.000 profissionais e clientes. Diante do crescimento exponencial do grupo, surgiu a necessidade da criação de uma plataforma de serviços mais robusta capaz de atender melhor os prestadores de serviços e clientes. "O nome do projeto (Colabz) vem da palavra 'Collab', que significa Colaborar em inglês, assim, a rede de projetos tem como propósito a conexão entre pessoas para realizar serviços" conta o designer.

Cenário

Em 2019, o número de brasileiros que trabalham por conta própria chegou a 24 milhões de pessoas no trimestre encerrado em maio deste ano; 5,1% maior que o mesmo período de 2018, no qual superou em mais de 1,17 milhão de pessoas segundo dados do IBGE.

Alguns dos fatores que levaram ao aumento de freelancers (ou profissionais autônomos) e de pequenos negócios são a preferência por não ter um chefe direto, haver mais flexibilidade com local e horário de trabalho, evitar o trânsito dos grandes centros urbanos e a possibilidade de aumentar a renda. Entretanto, também existem aqueles que trabalham por conta própria por necessidade, uma vez que o índice de desemprego no Brasil encerrou o primeiro trimestre deste ano de 2019 com 13 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho em todo o país, de acordo com o IBGE.

Assim, juntamente com o aumento de profissionais autônomos e freelancers, a presença digital se tornou obrigatória para os prestadores de serviços. No qual segundo dados do SEBRAE; de todas as empresas presentes na internet, 18% são representadas pelo segmento de Serviços nas mais diversas áreas, como nas categorias saúde e beleza, reforma e construção, design, tecnologia, eventos, ensino, automóveis e assistência técnica.

Com base nos dados citados acima; segundo Wesley, com o aumento da oferta de serviços e da concorrência através da internet, se faz cada vez mais necessário os freelancers, autônomos e pequenas empresas buscarem por diferenciação, inovação, melhorias no atendimento e investimento em novas alternativas para terem a preferência do cliente ao vender algum tipo de serviço. E ainda segundo o próprio idealizador do grupo, "A Colabz atua para qualificar prestadores de serviços e negócios nas mais diversas áreas, como design, marketing, vendas e tecnologia. E tendo em vista o cenário atual, o crescimento do grupo no Facebook se deu de forma muito rápida e foi necessário investir em uma plataforma própria para atender os prestadores de serviços e clientes de forma muito mais profissional e com qualidade".

Crescimento

E tendo como base o histórico de crescimento da rede de serviços no Facebook, "hoje temos mais de 200 áreas cadastradas no site com atuação em todo o país, e até o final do ano nossa meta é de 30.000 profissionais e freelancers cadastrados em nosso site" estima o idealizador do projeto.

A plataforma de serviços Colabz tem concorrentes de peso no mercado, entre eles o GetNinjas, que é atualmente a maior plataforma pra encontrar profissionais do país; entretanto, segundo Wesley, "Nosso diferencial é termos um grupo colaborativo no Facebook com forte crescimento, nossa plataforma de serviços é grátis para todos os freelancers e também ensinamos sobre marketing, design e vendas para nossos profissionais cadastrados, diferentemente do concorrente".

Em fase de expansão e tendo como propósito a colaboração e divulgar conteúdos sobre marketing, a rede de freelancers pretende ajudar outros profissionais autônomos e prestadores de serviços com um e-book grátis que detalha as estratégias para divulgar serviços na internet, indo desde como utilizar o WhatsApp para vender, até como como criar uma marca para atrair, engajar e reter clientes pelas redes sociais.

Website: https://www.colabz.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade