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DINO

O fenômeno da desintermediação no Brasil

Modelo consiste no processo pelo qual as empresas se aproximam do cliente final ao eliminar intermediários em seus negócios.

11 mar 2019 - 15h25
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Nas últimas décadas, os hábitos de consumo dos brasileiros tiveram grandes mudanças devido à tecnologia. Segundo pesquisa conduzida em 2018 pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) o comportamento dos consumidores começou a se transformar através das novas possibilidade de compras online: "Para os consumidores conectados, os sites de loja já ocupam a primeira posição dentre todos os possíveis canais utilizados para a compra de produtos e serviços nos últimos 12 meses (93,3%). Sites já são canal de compra escolhido por 93% dos consumidores conectados"

Foto: https://pixabay.com/photos / DINO

Além de facilitar na hora da compra, os canais online começaram suas histórias de sucesso oferecendo preços mais baixos em produtos que eram vendidos por valores muito mais altos em lojas físicas. Os famosos e-commerce anunciam pacotes de viagem, serviços de beleza, roupas, acessórios e outro produtos.

Outra mudança vista no comportamento de consumidores que utilizam a tecnologia, foi a procura cada vez maior por serviços de empresas que não utiliza intermediadores. Os clientes optam por serviços que acabem com a burocracia e tragam mais praticidade e economia com a eliminação de diversas etapas.

Um exemplo é a Uber; com sua chegada no Brasil em 2014, o fenômeno da desintermediação se expandiu ainda mais. A empresa hoje é responsável por conectar clientes e motoristas através de apenas um clique e o pagamento das corridas pode ser feito no celular via cartão de crédito. Na área da gastronomia, quem domina a desintermediação do mercado é o iFood, o aplicativo permite que o cliente peça e pague a comida online através de um clique. O pedido é entregue em casa sem necessidade de ligar para o restaurante, tornando tudo ainda mais prático. Na área de investimentos, outro fenômeno é a XP Investimentos que não cobra comissão dos clientes.

Já quem trouxe a novidade para o mercado imobiliário foi a Livima que tem como principal característica a eliminação da comissão na hora do proprietário vender ou alugar seu imóvel. Para o dono da empresa, Felipe Bogoricin, a desintermediação traz diversas vantagens para o cliente:

- O proprietário, ao negociar direto com interessados, ganha mais transparência e agilidade. E ainda, por não ter taxa de intermediação, a venda e a compra acabam saindo mais baratas para ambos os lados.

Website: http://www.livima.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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