PUBLICIDADE

O áudio na internet: Brasil tem mais de 1.400 podcasts ativos no país

Como os mais de 1.400 podcasts ativos brasileiros estão mudando a comunicação online

25 nov 2016 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

Ter a liberdade para criar conteúdos, falar sobre diversos assuntos, informar e ainda assim viver uma nova experiência profissional, é o que está levando muitos empreendedores a se engajarem no universo digital.

Foto: DINO

Os podcasts, ou arquivos de áudio, assumiram no Brasil uma posição de responsabilidade. Enquanto as rádios com frequência AM e FM seguem uma linha ideológica empresarial, como todas as outras mídias de massa, os podcasts fazem o caminho inverso que é criar conteúdo independente codificado e enviar para a um local determinado na internet, que são os agregadores de podcasts ou aplicativos.

É nesse contexto que já existem mais de 1.400 Podcasts ativos no Brasil. Uma pesquisa feita durante 30 dias em maio deste ano pela empresa Blubrry, recolheu dados de mais de 40 mil podcasts espalhados pelo mundo, totalizando mais de 100 milhões de downloads de episódios. Em números gerais os ouvintes se dividem em mobile com 64,1% e desktop com 35,9% de acesso. Luciano Pires é o criador e apresentador do Podcast "Café Brasil" e afirma que os Podcasts são perfeitos para ouvir um excelente conteúdo sobre assuntos que realmente lhe interessam. "Você pode escolher quando e onde, em qual dispositivo vai ouvir, seja no computador, tablet ou celular", completa.

Portanto, Podcast é uma ferramenta de distribuição de conteúdos, mas que por sua característica livre, vai na contramão da tradicional relação entre receptor passivo e as mídias de massa. O diferencial está em exercitar o cérebro, assim como no rádio, a construção de imagens, cenas ou situações, são subjetivas de cada indivíduo, deixando assim a imaginação fluir.

Falando em rádio, além do Podcast, existem outras formas de gerar conteúdo relevante e se destacar na plataforma digital utilizando a mídia de áudio, criar uma rádio online por exemplo, é uma delas. Existem muitas possibilidades de dar o pontapé inicial no seu projeto e colocar no ar uma infinidade de assuntos que possam interessar um determinado público. A rádio online pode ser ainda mais ampla que o podcast, isso porque ela não precisar ter um tempo limitado e existe uma variação maior de temas para serem abordados. Além disso, ela possibilita a opção de criar uma programação e fazer a interação com ouvinte em tempo real.

E tem gente fazendo isso a bastante tempo, a Web Rádio Conectados surgiu em formato de rádio comunitária, a associação (FUNSAI) tinha como objetivo se comunicar com moradores de um bairro de São Paulo. Hoje está completando cinco anos no ar e é trilha sonora do dia a dia de muita gente que sintoniza a rádio dentro e fora do estado. Ganharam destaque também nas redes sociais com mais de 5 mil seguidores no Twitter e de 15 mil curtidas na página do Facebook.

Rafael Schimidt é coordenador e diretor de mídia do projeto Conectados, ele explica que a escolha pela internet foi devida ao alcance rápido e fácil que ela tem, hoje em dia, mas também por ser um meio de baixo custo se comparado ao meio de uma rádio tradicional. "O futuro do rádio é cada vez mais a migração para os sistemas de apps. Lembro que quando começou o uso de streaming muitas emissoras rejeitavam esse meio de difusão, mas com o tempo foi-se percebendo que o público que ouve pelo FM e o que ouve através de apps são diferentes. O mundo está evoluindo, está se tornando mais jovem e o jovem é ligado em música, em qualquer estilo. E mais: é ligado no uso das tecnologias móveis. Portanto, vejo que a popularização tende aumentar, assim como o consumo de informações de rádios através da internet", garante.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade