PUBLICIDADE

Montar um currículo atraente pode ser diferencial para conquistar oportunidades de emprego

Na busca por uma vaga no mercado de trabalho, um currículo que chame a atenção dos recrutadores é o primeiro passo

24 set 2018 - 13h13
Compartilhar
Exibir comentários

O desemprego no Brasil chegou a níveis altíssimos em 2018. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de ter recuado em relação ao início de 2018, o índice atual de desemprego é de 12,4%, atingindo mais de 13 milhões de pessoas. Para entender a dimensão e a gravidade desse problema, basta analisar outro dado do IBGE, que inclui não apenas os desempregados, mas os que já têm um emprego e gostariam de trabalhar mais. Conta também os que já desistiram de entrar ou retornar ao mercado de trabalho. Nesse segundo levantamento, o contingente de pessoas afetadas é de 27,7 milhões de pessoas.

Foto: DINO / DINO

Se a busca por trabalho é tão grande, é natural pensar que as pessoas estão se esforçando mais para melhorar o desempenho em processos seletivos. De fato, muitas estão mesmo procurando algum tipo de aprimoramento, seja buscando mais qualificação profissional, com cursos e formações ou recorrendo ao networking, por exemplo. Contudo, para tantas outras, as dificuldades começam na hora de elaborar ou atualizar o currículo.

"Existe um consenso entre recrutadores e profissionais de Recursos Humanos, além de outros especialistas no assunto, sobre a importância de se fazer um bom currículo. Algo que chame a atenção, que desperte interesse, que demonstre potencial. Quem busca a inserção ou a recolocação no mercado de trabalho não pode negligenciar a primeira etapa da jornada", afirma Bruno Cunha, Headhunter e Master Coach de Carreira da Pontus Consultoria em RH (www.coachbrunocunha.com).

O que torna um currículo atraente?

Com base nas observações e pareceres dos especialistas em recrutamento, é possível elencar algumas das principais características apreciadas por quem analisa diversos currículos diariamente.

Formatação adequada: o visual do currículo enquanto documento é importante. Os próprios softwares de edição de texto costumam oferecer alguns modelos de currículos, geralmente com um layout mais equilibrado. Se o candidato, porém, deseja ousar um pouco mais, precisa sempre estar atento ao tipo e tamanho das fontes, ao uso das cores e à estética do currículo como um todo. O tamanho do documento também requer cuidados porque dificilmente um currículo de cinco páginas receberá a atenção desejada, e algo simplista demais pode ser descartado muito rapidamente. "Muito cuidado com o modismo que vem surgindo no mercado de trabalho, modelos muito diferentes do tradicional podem ser vistos pelos RH's como trabalhosos para se obter uma leitura objetiva e estruturada. Imagine se mudamos o padrão dos campos de um cheque - isso exigirá mais aos operadores de um banco em ler as informações ou se adaptar ao novo modelo. Assim, é melhor seguir um modelo mais tradicional que satisfaça e atenda a todos os RH's no mercado.", diz Bruno Cunha.

Clareza e objetividade: precisam estar presentes em todos os currículos, mas em vagas com grande concorrência são imprescindíveis. Um recrutador que recebe dezenas de currículos por dia pode ter apenas alguns minutos (ou no máximo 30 segundos) para considerar ou descartar um currículo. Se as informações que ele procura, ou mesmo as que o candidato deseja destacar, não estiverem bem claras e acessíveis, o risco de ficar de fora das próximas etapas é maior. "É muito importante escrever o seu objetivo de forma clara e concisa, afinal a ausência de um objetivo pode ser sinônimo de deriva e falta de rumo na carreira.", complementa Cunha.

Especificidade: quem busca uma vaga, geralmente, faz isso em várias empresas diferentes, mas usar o mesmo currículo em todas as tentativas é um erro. Um bom currículo deve ser personalizado de acordo com vaga almejada. Se o objetivo é uma vaga na área financeira, o curso de departamento pessoal, por exemplo, não precisa estar no currículo. O cuidado em tornar o currículo um documento único e não uma espécie de panfleto a ser distribuído demonstra um capricho que pode chamar a atenção dos recrutadores. "Um dos grandes dificultadores no processo de recolocação é um currículo não apresentar direcionamento para a vaga desejada, gerando no recrutador muitas dúvidas e em muitos casos a tomada de decisão em não perder tempo e descartar o candidato na etapa de triagem", diz Bruno Cunha.

Resultados alcançados: destacar para o RH quais foram os feitos alcançados durante a carreira é um grande diferencial. "É importante compartilhar os projetos que obtiveram sucesso e metas que foram alcançadas.", aconselha Cunha.

Profissionalismo: parece óbvio, mas muitos candidatos pecam nesse sentido. Os erros mais comuns são o uso de e-mails não profissionais, linguagem informal demais e destaque excessivo para características pessoais. Ser competente, pontual e saber trabalhar em equipe, por exemplo, é na prática uma obrigação de um bom profissional e essas características não devem ocupar espaço em um currículo. O ideal é focar no que, de fato, são competências e habilidades profissionais, assim como a experiência acadêmica e de empregos anteriores.

Saiba mais sobre Bruno Cunha

Bruno Cunha é Headhunter & Master Coach de Carreira, com mais de 10.000 horas de atendimento presencial e online, ajudou milhares de profissionais no processo de desenvolvimento, recolocação profissional e transição de carreira. Saiba mais acessando o seu portal http://www.coachbrunocunha.com

Website: http://www.coachbrunocunha.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade