Matéria Rima e MC Kunumi lançam "Somos guerreiros daqui", rap sobre demarcação de terras, respeito aos povos indígenas e importância da natureza
Conhecido por desenvolver um trabalho socioeducativo inovador em escolas da rede pública, o grupo de hip hop Matéria Rima e o rapper MC Kunumi, da aldeia guarani Krukutu, localizada em Parelheiros, capital paulista, estão lançando a música "Somos guerreiros daqui". Assista ao vídeo clipe no link https://www.youtube.com/watch?v=nN5iUuZeUPs
Primeira de uma série que será lançada ainda este ano, a composição aborda temas como respeito aos povos indígenas, importância da natureza e urgência da demarcação de terras.
Com apenas 16 anos - Kunumi significa jovem em guarani -, Werá Jeguaka Mirim começou a ouvir rap aos 9 anos. Filho do escritor e palestrante indígena Olivio Jekupe, o artista escolheu o rap como ferramenta de veiculação de ideias em favor da causa indígena. Em junho deste ano lançou seu primeiro disco, intitulado "My blood is red".
"Uso o rap para protestar e batalhar. Com ele dá para denunciar as violações de direitos humanos e essa corrupção que está aparecendo agora", diz MC Kunumi, que ficou conhecido em 2014, ao estender na abertura da Copa do Mundo uma faixa pedindo a demarcação de terras indígenas. Outra aparição midiática expressiva se deu no reality show Click Esperança, da rede Globo.
Foi nesta última ocasião, aliás, que o artista guarani conheceu Nicolas MC, rapper que é filho de MC Joul, fundador e coordenador do Matéria Rima. "Nossa causa pela educação busca a aproximação com diversos atores para ajudar na construção de um país mais ético, justo e humano", conta MC Joul, acrescentando que, após o Matéria Rima ir conhecer a aldeia Krukutu, MC Kunumi e seu pai visitaram a sede do Matéria Rima, localizada em Diadema, São Paulo.
"Já sabíamos que desse encontro algo muito bom poderia surgir. Nosso engajamento fez fluir uma importante parceria: além de lançarmos a música 'Somos guerreiros daqui', estamos trabalhando na produção do segundo CD do MC Kunumi, que será repleto de letras contestadoras. Não é só isso. Estamos com ele contra a fome, o racismo e a violência que se impõem ao seu povo", ressalta MC Joul.
Mais sobre o Matéria Rima
O Matéria Rima nasceu em 2002 como um grupo de hip hop e, desde então, tem desenvolvido um trabalho socioeducativo inovador em escolas da rede pública, além de realizar palestras e apresentações artísticas em praças e palcos do Brasil e do mundo, incluindo países como Senegal, Alemanha e França.
Como parte do programa Cidade na Escola, da prefeitura de Diadema, o Matéria Rima leva oficinas culturais a mais de 1000 alunos da rede municipal. A programação é oferecida em 16 escolas, no contra turno das aulas, favorecendo a educação em tempo integral em Diadema.
Em 2014 o Matéria Rima institucionalizou-se e passou a denominar-se Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima. O trabalho em parceria com escolas públicas levou o projeto a ser referência em educação integral no Brasil, recebendo, em 2015, o Prêmio regional e nacional Itaú-Unicef "Educação Integral: Aprendizagem que Transforma."
A ideia de criar o Matéria Rima foi de MC Joul, à época um jovem e inquieto aluno de Diadema, que não se sentia parte da escola. A ideia do trabalho é alcançar a comunidade escolar e o seu entorno. A metodologia explora elementos da cultura urbana como facilitadores da interação e, consequentemente, do ensino e aprendizagem.
A proposta é baixar os muros das escolas, aproximando-se e tornando-se parceiro dos gestores. O Matéria Rima também atua para que os alunos compreendam, por meio de vivências artísticas e lúdicas, articuladas às matérias curriculares e aos temas transversais, que são protagonistas do processo educativo e, por isso, responsáveis pelo espaço escolar.
Como facilitador do ensino e aprendizagem, o projeto tem alcançado resultados positivos. Além de contribuir para elevar o IDEB das escolas atendidas, o trabalho do Matéria Rima tem aproximado as famílias do ambiente educativo e elevado a autoestima dos alunos, desenvolvendo as suas capacidades sociopsicológicas, como resiliência, perseverança, empatia, habilidade para trabalhar em grupo e aprender com os seus erros.
Além de levar oficinas semanais às escolas, o Instituto atende em sua sede (B.A.S.E) - localizada na rua Guarani, 115, Vila Conceição -, estendendo as vivências socioeducativas sobretudo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Assim, vai cumprindo o seu principal objetivo: inovar a educação, mostrando o poder que ela tem de agregar, empoderar, transformar e libertar o ser humano.
Ficha técnica
Música: Somos Guerreiros Daqui
Artista: Mc Kunumi Feat Matéria Rima
Letra: Joul / Mc. Kunumi / Sasquat / Karen Dias
Participação Especial: Simone Essi
Produção Musical; Dj Meio Kilo
Captação e Edição de Imagem: Jonathas Magalhães
Direção: Nicolas Mc e Jonathas Magalhães
Produção: Bico do Corvo
Realização: Instituto Matéria Rima
Motorista: Stopa Marginal Art
Mixagem e Masterização: Adilson Cardoso do Amaral
Gravado no Parque do Paço-Diadema-SP.