PUBLICIDADE

Marketing Digital cresce mesmo em crise econômica e impulsiona negócios, empresas e atrai até desempregados

19 set 2018 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o IBGE o desemprego chegou a 13 milhões de pessoas no Brasil em 2018 e nos últimos três anos, 341,6 mil empresas foram fechadas. Diante desse cenário de crise, um segmento da economia não para de crescer e mostrar números cada vez maiores. Estamos falando do Marketing Digital, ou da publicidade online.

Foto: https://pixabay.com / DINO

Parte do crescimento do Marketing Digital pode ser atribuído a própria crise, pois os empresários para sobreviver a concorrência e vender mais, procuraram novas formas de divulgação. O que impulsionou este mercado. Uma pesquisa recente da IAB Brasil, mostrou que o Marketing Digital cresceu 25,4% em 2017 se comparado com 2016. E movimentou mais de 14,8 bilhões.

Outros dois setores que tiveram crescimento impulsionado, foram os setores de e-commerce e o marketing de afiliados. Esses setores são ligados ao marketing digital, pois usam de publicidade online para alcançar potenciais clientes (chamados de leads). Segundo a Ebit, estes mercados movimentaram mais de 50 bilhões em 2017. E a Fecomercio SP projeta um crescimento de 15% neste ano de vendas online.

O mercado de afiliados tem um funcionamento muito simplificado e acessível, tanto para empresas quanto para pessoas físicas que desejam ganhar dinheiro na internet. O afiliado se cadastra em uma plataforma, recebe um link para divulgar e recebe comissões quando vendas são realizadas pelo link do afiliado. O mecanismo funciona perfeitamente, pois é administrado por plataformas que oferecem segurança ao sistema.

Importante frisar, que o marketing de afiliados não tem relação com pirâmide financeira ou ganhos fáceis. O modelo é muito similar ao tradicional modelo de representação comercial, onde ganha-se comissões por vendas realizadas. Para mostrar a seriedade deste mercado, diversas empresas, celebridades e marcas famosas possuem programas de afiliados. Elas cadastram seus produtos, sejam físicos ou digitais para poder aproveitar a força de venda dos afiliados. Os afiliados conseguem levar o produto e a marca sem que a empresa precise investir diretamente em marketing.

Muitas empresas do varejo usam este modelo para alcançar mais clientes, podemos citar como exemplo: Americanas.com, Submarino e até a gigante Amazon. O principal case de sucesso para o mercado de afiliados de produtos digitais é a plataforma Hotmart, que recentemente tornou-se uma plataforma internacional, sendo uma empresa brasileira que recebe produtos e afiliados do mundo todo.

Com o aumento do desemprego, muitas pessoas estão buscando na internet opções para ganhar renda. Geralmente começam buscando uma renda extra e depois passam a se dedicar exclusivamente ao marketing digital.

O YouTube é um outro ponto que comprova este crescimento, todos os dias pessoas e empresas publicam seus vídeos e mostram resultados de vendas nesse mercado e muitos vídeos alcançam mais de 100 mil visualizações. O canal do Empreendedor Digital Alex Vargas é um desses exemplos de sucesso do Marketing Digital, com pouco mais de 2 anos de publicações de vídeos, todos voltados para o Marketing de afiliados, está se aproximando de 200 mil inscritos e tem uma visualização média dos vídeos de 7 mil pessoas.

O número pode parecer pouco diante de alguns canais com milhões de inscritos, mas geralmente são canais de humor. O fato que chama atenção é o crescimento de canais que falam especificamente de marketing digital. Outro ponto de destaque é o crescimento da Internet em si. Segundo o IBGE 63% dos domicílios do país estão conectados à Internet, sem contar a conexão via celular que já atinge 94,8% dos domicílios. Todos estes pontos tornam o marketing digital cada vez mais atraente tanto para empresas, quanto para pessoas que estão buscando recolocação no mercado de trabalho ou renda extra para complementar os ganhos.

Porém, para se dar bem neste mercado e ter sucesso, é preciso conhecimento. Estudar bem as estratégias é fundamental, estar por dentro das novidades do Marketing Digital são pontos crucias para o sucesso tanto de empresas, quanto de afiliados.

Termos como SEO, Blog e Copywriting estão cada dia mais presentes na vida das empresas que querem crescer e sobreviver no mercado.

Website: https://www.nucleoexpert.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade