PUBLICIDADE

Inovação no Agronegócio: conheça a primeira rede social criada para produtores rurais

28 jun 2018 - 08h48
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O agronegócio no Brasil oferece uma gama de oportunidades de negócios e desenvolvimento, sendo responsável por 23% do PIB nacional e quase 50% das exportações. Apesar da crise econômica, o segmento se encontra em expansão e mantém a arrecadação positiva. No terceiro trimestre de 2017, PIB da agropecuária foi de R$70 bilhões, ou seja, 9,1% a mais que o registrado no mesmo período de 2016.

Foto: DINO

Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento, lançou o BNDES Piloto IoT, uma linha de crédito para financiar projetos de internet. O setor agrícola será um dos contemplados pelo programa. De acordo com o representante da área de Indústria e Serviços do BNDS, o objetivo é aproximar produtores rurais, institutos de pesquisa e fornecedores de tecnologia para levar a internet à mais pessoas no meio rural. 

A internet vem possibilitando oportunidades de negócios em todos os setores do mercado. As redes sociais de nicho, ou seja, focadas em assuntos e públicos específicos, estão ganhando mais espaço no mundo digital. Esses canais buscam aproximar pessoas com interesse em comum, proporcionando mais dinamismo durante a troca de informações. No agronegócio não é diferente. Plataformas especializadas no setor, assim como a SeuGado.com, vêm possibilitando encontros entre empresários, produtores, fornecedores, agrônomos, médicos veterinários e estudantes. As mídias sociais permitem que qualquer pessoa publique conteúdo e compartilhe na internet. A popularização desse meios facilitou a divulgação de notícias que agora são consumidas instantaneamente por indivíduos do mundo todo. 

A tecnologia pretende mudar a forma como as pessoas do setor agropecuário interagem entre e si e fazem negócios pela internet. A SeuGado foi criada por uma startup do mesmo nome e é uma rede social voltada totalmente ao ramo do agronegócio. A proposta da plataforma brasileira é aliar entretenimento e ferramentas úteis para o trabalho diário do produtor rural. O site foi criado em 2016 e já conta com 230 mil usuários. A meta é que esse número chegue a 1 milhão até o final deste ano.

A criação da rede social não aconteceu por acaso. O CEO da startup Seu Gado, Frederico Abrahão, conta que diversas pesquisas apontaram a necessidade de uma plataforma completa. "Estamos trazendo um sistema de gestão interligado com a experiência do usuário", destaca.

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) realizou uma pesquisa para traçar os hábitos do produtor rural brasileiro. O estudo apontou que 75% dos empresários possuem acesso à internet. Para se ter uma ideia, no final dos anos 90, apenas 3% dos produtores rurais acessavam a internet. A tendência é que esses números continuem aumentando nos próximos anos. Os smartphones também se popularizaram entre esse grupo: 61% usam essa tecnologia. A grande maioria está presente nas redes sociais, sendo que 96% usa o WhatsApp, 67% possui um perfil no Facebook e 24% no YouTube. Um levantamento do Sebrae apontou com 16% dos negócios rurais possuem uma página na internet e utilizam as redes sociais para transações comerciais e divulgações.

Esse cenário mostra uma ótima oportunidade para produtores rurais e startups que desenvolvem produtos voltados ao agronegócio. Nos dois últimos anos, metade dos aplicativos mobile criados no Brasil são pensados para o trabalho no campo. Segundo Abrahão, a SeuGado preocupa-se em garantir uma melhor experiência para os usuários, entendendo suas dores e criando ferramentas conforme as necessidades do público.

Fácil Acesso

O cadastro na SeuGado.com é gratuito e simples. Para ingressar na plataforma basta fornecer as informações solicitadas, escolher entre perfil pessoal ou empresarial e usufruir dos serviços. O acesso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo mobile e todas as funcionalidades são gratuitas.

Inicialmente, a plataforma foi lançada para troca de informações entre os usuários, disponibilizando compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens. Com o tempo já agregou recursos mais avançados, como por exemplo, um sistema de leilão de gado. Nele, os usuários podem comprar e vender gado de forma totalmente online ou mista (presencial com lances online).

Outro recurso segue os parâmetros dos aplicativos de viagens. Nesse caso, o usuário pode agendar fretes para transporte de carga viva. Além disso, a ferramenta tem um espaço para que os usuários conversem entre si em tempo real.

A SeuGado também oferece um espaço para anúncios para quem quer comprar e vender gado ou produtos relacionados com o setor agropecuário. Em breve, o pagamento poderá ser feito diretamente pela plataforma em um ambiente seguro. O objetivo é permitir que os vendedores divulguem seus produtos e que os compradores tenham garantia de entrega. 

Na opção "Empresas" existem mais de 30 categorias que abrange 18 nichos da pecuária e agricultura. Algumas delas são Agricultura de Precisão, Reprodução Animal, Imóveis Rurais, Equinos, Cursos e Treinamentos. Estima-se que 87% do mercado possa usar a SeuGado.com em algum momento.

De acordo com Frederico Abrahão, o objetivo da rede é contribuir com o avanço competitivo das empresas rurais. "As tomadas de decisões tornam-se mais ágeis, uma vez que as informações estão em um único lugar, com todos os dados dentro do mesmo sistema. Dessa forma, os processos ocorrem de maneira bem mais rápida", afirma.

Website: https://www.seugado.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade