PUBLICIDADE

Hospital Santa Cruz anuncia criação do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz - IPESC

24 set 2018 - 10h55
Compartilhar
Exibir comentários

Promover intercâmbio científico e cultural com instituições acadêmicas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Este é o principal objetivo do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC), associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, cujo estatuto social foi aprovado pelo Conselho de Administração e referendada pela Assembleia Geral da Instituição no dia 30 de agosto de 2018. O IPESC desenvolverá suas atividades vinculadas à Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, da qual também faz parte o Hospital Santa Cruz (HSC).

Foto: Divulgação / DINO

O IPESC é resultado do grande esforço realizado pelos médicos, pesquisadores e direção do Hospital Santa Cruz. Após acordo com a Universidade de Tsukuba, firmado em setembro de 2016, visando estabelecer as bases para a ampliação do intercâmbio de médicos de diversas áreas para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e o Japão, tornou-se necessário a criação de um Instituto para viabilizar estas iniciativas. Anteriormente, este papel era realizado pelo Centro de Pesquisa, Ensino e Cultura (CEPEC) do Hospital Santa Cruz, que agora passa a integrar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo IPESC. Nos últimos meses, o CEPEC realizou inúmeras iniciativas no campo científico: 12 eventos (seminários), 19 estudos clínicos em 2017 e nove pesquisas clínicas neste ano.

O IPESC tem como finalidade desenvolver atividades de estudo e de pesquisa na área de saúde, ensino, extensão, cultural e esportiva. Também terá foco em organizar e promover cursos de especialização, capacitação, pós-graduação profissional, residência médica e multiprofissional.

Segundo Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz e do Conselho Administrativo do IPESC, a missão do IPESC é o de promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa. "Queremos ser um Instituto reconhecido pela produção e disseminação de informações na área da saúde e cultura", afirma. Segundo ele, o IPESC terá um papel importante ao aproximar renomadas universidades do Brasil e do Japão, estreitando os laços para "aprofundar os conhecimentos e progredir nos estudos científicos da área da saúde no país", complementa Ishikawa. Ele observa que já foram formalizados protocolos de estudos entre o Hospital Santa Cruz, que agora passa a ser representado pelo IPESC, com as universidades de Tsukuba (Protontherapy), Osaka (estudo sobre a microbiota) e Tokyo Medical Dental University (ABC Method).

Entre os pontos positivos da fundação do IPESC está o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Cruz (CEP), em plena atividade, valorizando o nome da Instituição entre a comunidade e os hospitais nipo-brasileiros. Além disso, será também sua missão estabelecer um bom relacionamento com os órgãos governamentais ligados ao campo da medicina e saúde.

A estrutura organizacional do IPESC conta com a formação do Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Conselho Científico. Também prevê a criação de uma Diretoria Executiva. A seguir os nomes dos representantes de cada área:

1. Conselho Administrativo

• Presidente - Renato Ishikawa

• Tesoureiro - Marcelo Tsuji

• Secretária - Sandra Hiroko Watanabe

• Suplente - Luiz Koiti Kimura

2. Conselho Fiscal

• Aurea Christine Tanaka

• Mario Sato

• Norberto Legrazie

• Renato Nakaya

3. Conselho Científico

• Leonel Fernandes

• Julio Shoiti Yamano

• Domingos Alberto Fernandes

• Masato Ninomiya

• Koshiro Nishikuni

• Luis Maruta

Website: http://www.hospitalsantacruz.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade