PUBLICIDADE

DINO

Costuma exagerar na bebida nas comemorações de fim de ano?

Saiba como evitar, curar ou amenizar os sintomas da ressaca

19 dez 2018 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários

Fim de ano chegando e festas como a confraternização da empresa, amigo secreto com a turma, Natal em família, Réveillon são uma constante na vida da maioria das pessoas... Nesses momentos de comemoração, muita gente tende a relaxar, descuida-se e acaba exagerando. Inevitavelmente, o resultado daquela festa tão divertida pode virar uma ressaca monstruosa no dia seguinte, transformando os momentos bons em náusea, enjoo, dores de cabeça, azia, fadiga e desidratação. Dicas simples, no entanto, podem evitar esse transtorno e afastar de vez ou, pelo menos, amenizar os sintomas do momento "pé na jaca".

Foto: DINO / DINO

Consumir bastante água e alimentar-se bem, antes e enquanto estiver bebendo são as dicas básicas, já que os malefícios da bebida alcoólica podem ser reduzidos quando sua ingestão é acompanhada de hidratação. "Os sintomas de ressaca também são uma reação do corpo à desidratação, uma vez que o álcool estimula hormônios diuréticos e nos faz perder mais água que o normal, pelo processo de diurese. Então a dica é beber um copo de água a cada dois copos de bebida", explica Jamile Angélica Romão Freire, consultora nutricional da Farmacotécnica. Segundo a especialista, os sucos, por serem fontes de carboidrato e no processo de ressaca ser importante repor a glicemia que está reduzida, também ajudam a aliviar os sintomas. "Os mais indicados são os sucos de melancia, morango e amora. Quando combinadas com algum vegetal verde escuro, ainda podem potencializar o efeito de recuperação do fígado. Outra dica é evitar o álcool com acompanhamentos muito gordurosos, como frituras e doces, pois estes tendem a induzir vômitos após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas", afirma a nutricionista.

Antes das festas, Jamile orienta os pacientes a prepararem o corpo com dietas ricas em alimentos antioxidantes, que estimulam a destoxificação hepática, como brócolis, couve-flor, repolho, alho, cebola, aipo, salsão e as sementes germinaras. "Saladas bem coloridas e sopas a base de vegetais podem ser boas estratégias em período de festas. E lembre-se: nunca se deve ingerir álcool de estômago vazio. O melhor é fazer uma alimentação leve e adequada pelo menos uma hora antes de começar a beber. Dessa maneira infere-se que haja uma absorção mais lenta do álcool, pois o corpo estará em processo de digestão", explica.

Outra boa dica é uma xícara de chá de boldo, uma planta originária do Chile, muito conhecida por aqui. "O boldo é uma planta que melhora o funcionamento do fígado ao estimular a produção da bile. Tem ótimos benefícios contra a ressaca porque atua na digestão, controla a azia e outros efeitos causados pela bebida alcoólica, como dores de cabeça, enjoos e tontura", explica a farmacêutica Leandra Sá, assessora técnica da Farmacotécnica, em Brasília. Para quem não consegue suportar o gosto forte da planta, há a opção de usufruir das vantagens do boldo em forma de cápsulas. "Além de oferecer os mesmos benefícios do chá, o produto tem maior praticidade e rapidez na digestão, sem ser preciso encarar o sabor amargo da bebida", garante.

Outra sugestão é o Nux Vomica Homaccord, medicamento homeopático originário da semente de nux vomica, uma árvore de origem asiática, comercializado em forma de gotas. "O Nux Vomica é indicado nos casos de distúrbios funcionais das regiões hepática e gastrointestinais; mal estar após o consumo de álcool e casos de meteorismo, um acúmulo de gases no trato digestivo, que causa sensação de inchaço, desconforto e distensão abdominal", explica Leandra.

Segundo a farmacêutica, a aplicação do medicamento atende aos princípios da homotoxicologia, conceito alemão que entende que a doença é uma resposta defensiva contra as toxinas produzidas ou ingeridas pelo organismo ou, ainda, resultado de danos tóxicos que o corpo tenta compensar com a finalidade de restabelecer o equilíbrio biológico. "Apesar de ser um tratamento homeopático, a Nux vomica Homaccord é contraindicada às pessoas com alergia aos componentes da fórmula. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas, nem lactantes sem orientações médicas", afirma a Leandra.

Website: http://www.farmacotecnica.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade