PUBLICIDADE

DINO

Clínica de reabilitação para alcoólatras: como é o tratamento?

24 set 2020 - 15h20
(atualizado em 25/9/2020 às 06h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O alcoolismo é uma doença progressiva e crônica, capaz de causar danos nas funções cerebrais e no sistema orgânico. Ele se dá devido ao consumo contínuo e exagerado de bebidas alcoólicas, causando dependência química. 

Foto: DINO / DINO

Esse tipo de dependência é bem parecido com as outras causadas por drogas ou outras substâncias psicotrópicas. A pessoa, que ainda não sabe se tem predisposição genética a se tornar um dependente químico ou não, começa experimentando a bebida. Depois, passa a consumi-la regularmente, até desenvolver o alcoolismo. 

É comum que os alcoólatras tenham dificuldades em afirmar que são dependentes da bebida, principalmente nas primeiras fases do alcoolismo. A maioria das pessoas acredita que não está consumindo as substâncias em excesso por um bom tempo, até que o indivíduo se torne perigoso para si próprio e para outros.

Como a dependência alcoólica funciona?

De acordo com a Dra. Cleuza Canan, diretora da Clínica Liberty para reabilitação e recuperação de dependentes químicos, existem algumas definições que ajudam a compreender melhor os problemas que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar:

Intoxicação aguda de bebidas alcoólicas

Mais conhecida como embriaguez ou bebedeira, a intoxicação aguda acontece quando a pessoa passa dos seus limites de ingestão de bebida alcoólica. 

O grau de intoxicação vai depender do tipo de bebida que foi consumida, da condição física do dependente, o quão rápido a pessoa bebeu e a quantas horas estava sem comer. 

Esses parâmetros também influenciam as alterações de comportamento, causadas pelo nível de álcool no sangue, que pode ser indicado no teste do bafômetro.

Uso abusivo ou nocivo de álcool

Aqui, estão incluídos os níveis de consumo de álcool que podem trazer qualquer tipo de problema para o dependente. Os prejuízos podem ser profissionais, sociais, familiares, físicos ou mentais.

Síndrome da dependência de bebida alcoólica

Após passar pelos outros pontos, começa a dependência extrema. Nessa fase, o dependente torna a bebida a sua principal prioridade, abandonando tudo e todos para satisfazer os seus desejos. 

Isso acontece porque o consumo de álcool em grandes quantidades, assim como qualquer outra substância, gera a tolerância. Dessa forma, a pessoa precisa ingerir quantidades cada vez maiores da bebida para sentir os mesmos efeitos. Por isso, a bebida se torna o centro da vida do dependente.

A pessoa bebe exageradamente com frequência, pois não consegue mais controlar o consumo. Se o indivíduo ficar um tempo considerável sem consumir bebidas alcoólicas, começa a ter sintomas físicos e psíquicos da abstinência. 

Alguns exemplos são tremores, sudorese, aumento da pulsação cardíaca, insônia, náuseas, agitação e ansiedade. Esses sintomas podem levar ao delirium tremens, causando alucinações, com visões de bichos andando pelo corpo ou pela parede. 

Quando a reabilitação para alcoólatras é necessária?

Existe um teste chamado CAGE. Ele ajuda a detectar o alcoolismo com quatro perguntas bem simples. Quando a pessoa responde "sim" a duas perguntas ou mais, é indicado procurar um especialista para tratar o problema. 

As perguntas são:

  • Já pensou em largar a bebida?
  • Já ficou chateado com alguém que criticou o seu hábito de beber?
  • Já se sentiu mal ou culpado por beber?
  • Já bebeu pela manhã para se sentir mais calmo ou aliviar os sintomas da ressaca?

Uma boa saída para enfrentar essa situação é procurar atendimento adequado na Clínica Liberty. Lá, é possível encontrar a orientação correta de um profissional da saúde, que irá indicar a melhor forma de tratamento, já que cada caso é um caso nessa doença. 

Como é feito o tratamento na clínica de reabilitação para alcoólatras?

A internação em clínica de reabilitação para alcoólatras é uma das maneiras mais seguras de se tratar essa doença. Por mais que seja uma medida que pareça extrema, o tratamento irá ajudar o dependente, dando forças para ele continuar firme nas fases seguintes à recuperação.  

O tratamento de alcoolismo na clínica de reabilitação pode ser feito com a internação parcial ou integral, variando de caso a caso. O importante é que a clínica ofereça uma equipe multidisciplinar qualificada e preparada para ajudar o paciente a manter a doença sob controle.

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da doença e os recursos disponíveis em cada clínica. 

De acordo com a Dra. Cleuza Canan, diretora-geral da Clínica Liberty, o tratamento para reabilitação de alcoólatras é feito da seguinte forma:

Primeira fase: Desintoxicação e abstinência alcoólica total

A primeira fase do tratamento dura 60 dias e é 100% monitorada pelos profissionais da clínica e pela família do dependente. É nesse período que surgem as crises de abstinência, onde o paciente pode ter alterações no senso de percepção, confusão mental, delirium tremens e tentativas de suicídio. 

Por isso, são aplicados alguns medicamentos que podem combater os sintomas da abstinência alcoólica, que ajudam o paciente a não voltar ao seu estilo de vida anterior. Junto a isso, também são oferecidas terapias individuais ou em grupo com a família do paciente.  

Segunda fase: Reinserção social 

Aqui, os efeitos do álcool no organismo já diminuíram e o paciente está pronto para reinserção social. 

Nessa fase, é importante continuar com a terapia cognitiva comportamental. Esse tratamento irá ajudar a pessoa a identificar certos comportamentos e sentimentos que fazem com que ele sinta vontade de beber. Dessa forma, é mais fácil traçar estratégias para continuar abstêmio.

Terceira fase: Manutenção

A última fase permite que o paciente volte às suas atividades sociais, familiares e profissionais. 

A frequência à Clínica Ambulatorial Liberty é muito importante, pois contribui para a prevenção de recaídas

Para conhecer melhor a Clínica Liberty e saber mais sobre tratamento para dependência de álcool, basta clicar aqui. 

Website: https://clinicaliberty.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade