PUBLICIDADE

Ciência da Felicidade pode te ajudar a produzir e vender mais

Especialista explica como a felicidade pode ajudar alcançar o sucesso

16 mar 2018 - 11h38
Compartilhar
Exibir comentários

A Psicologia Positiva é um campo da psicologia fundado em 1998 nos Estados Unidos com o objetivo de resgatar e propiciar uma visão que contemple e potencialize os potenciais, as motivações e as capacidades humanas, a partir das iniciativas de Martin Sligman, Mihaly Csikszentmihalyl e diversos outros pesquisadores que os seguiram.

Foto: DINO

Gaya Machado, Doutoranda em Psicologia e especialista em Psicologia Positiva explica que as mais recentes pesquisas comprovam que a felicidade precede o sucesso, e não resulta dele: "Cultivar um estado mental positivo estimula nossa motivação, eficiência, resiliência, criatividade e produtividade. Hoje já se sabe que a felicidade não é algo condicional, ou seja, que ser ou não feliz não está relacionado com as circunstâncias externas. A Psicologia Positiva comprova que nosso estado geral de felicidade é impactado em apenas 10% pelas coisas que nos acontecem, as circunstâncias, 50% deste total é guiado por nossa genética e 40% é escolha individual de cada um. Os pesquisadores afirmam que esta seria a fórmula da felicidade. Isso significa que você, a despeito do que te aconteça, através de seus pensamentos e comportamentos, tem o poder de decidir se será ou não feliz", afirma.

A neurociência constatou quando alimentados uma atitude mental positiva, ganhamos uma vantagem química concreta, uma vez que as emoções positivas inundam nosso cérebro com dopamina e serotonina, substâncias químicas que não apenas nos fazem sentir bem como também sintonizam os centros de aprendizado do cérebro em um patamar mais elevado. "Elas nos ajudam a organizar informações novas, mantêm estas informações por mais tempo no cérebro e as acessam com mais rapidez no futuro. Também nos permitem criar e sustentar mais conexões neurais, o que, por sua vez, nos possibilita pensar com mais rapidez e criatividade, ser mais hábeis em análises complexas e na resolução de problemas e enxergar e inventar novas maneiras de fazer as coisas", explica a especialista.

Gaya Machado aponta os cinco elementos que a Ciência da Felicidade e do bem-estar entende serem fundamentais para uma vida plena e significativa:

• Vida Agradável: Que alimenta emoções positivas tais como alegria, gratidão, serenidade, diversão, esperança, admiração, inspiração e amor, entre outras.

• Vida Engajada: Na qual usamos nossos melhores talentos, forças e virtudes em nossas atividades e, quando fazemos isso, alcançamos um patamar mais elevado de inteligência, produtividade e felicidade. A vida engajada prevê entrar o mais tempo possível em estado de Flow e também se dedicar a uma causa.

• Vida Relacional: Investir em relacionamentos positivos e enriquecedores é uma das chaves para a felicidade. A felicidade é muito mais explicada por fatores sociais do que renda. Através de entrevistas, os pesquisadores descobriram que as atitudes como trabalho voluntário, doar para caridade, fazer parte de um grupo com o qual nos identificamos ou ter um bom relacionamento e amigos com quem falamos regularmente, tinham um mesmo impacto que um aumento no salário equivalente até dobrar a renda.

• Vida de Realizações: A importância de ter sonhos e metas e se comprometer em atingi-los.

• Vida Significativa: Sentimento de pertencer a uma causa maior que transcende nós mesmos. Não basta termos com o que viver (meios). É preciso termos pelo que viver (sentido).

Segundo Gaya Machado, quando incluímos estes elementos no nosso dia a dia, podemos potencializar todas as áreas de nossas vidas: "Uma soma de mais de 200 estudos científicos feitos com quase 300 mil participantes aponta que quando alimentados uma atitude mental positiva e incluímos em nossas vidas estes elementos, podemos produzir até 31% a mais, potencializar nossa capacidade de venda de ideias, produtos e serviços até 37% , sermos três vezes mais inteligentes e criativos que pessoas em estado mental neutro e chegarmos a diagnósticos precisos 19% mais rapidamente - trata-se do lucro da felicidade.

Gaya Machado é doutoranda em psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES, Argentina, Mestre em Comunicação com MBA Executivo em Desenvolvimento do Potencial Humano.

Palestrante em eventos nacionais e internacionais, treinadora e consultora na área de desenvolvimento humano em empresas, representou o Brasil, em 2016, no 5º Encuentro de Felicidad, em Santiago, no Chile. Coautora de cinco livros e professora em cursos de graduação e pós-graduação e tem mais de 39 mil seguidores em sua página, Coisas de Gaya, no Facebook.

Website: http://www.gayamachado.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade