PUBLICIDADE

Agora é possível trabalhar em um espaço compartilhado

Coworking é modalidade em ascensão e segue dominando diversos segmentos

13 jun 2018 - 11h51
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O mundo está em constante transformação e o ambiente profissional claramente também. Agora, por exemplo, quando se sai para o trabalho não é necessariamente para o mesmo escritório e nem com as mesmas pessoas/profissionais. A novidade em ascensão se chama coworking e está dominando várias áreas de interesse, segmentos e profissionais, que ao se depararem com gastos e tributos cada vez mais elevados, têm buscado alternativas inteligentes para cuidar de seus negócios e exercer suas atividades de maneira mais independente.

Foto: DINO

Se a ideia é modernizar e inspirar todos ao redor, a proposta é mais que indicada pois não foca em rotinas pré-estabelecidas, como nos escritórios tradicionais, e amplia a comunicação entre as pessoas. Para quem pretende começar seu próprio coworking algumas dicas são essenciais, entre elas: infraestrutura, boa localização e serviços essenciais de qualidade, tais como internet, água e luz.

De acordo com a arquiteta Dayane Jubé, da Mix Arquitetura, é preciso ter em mente que este tipo de ambiente é inovador e deve contar com uma estrutura moderna, que não lembre em nada uma empresa tradicional. "Tudo tem que ser bem planejado e pensado tanto na decoração, como na divisão do ambiente e no investimento em recursos e serviços voltados para as demandas tecnológicas", explica.

Por se tratar de um local onde predominam as trocas de experiências e variedade de funções, desde familiares, gastronômicas e estéticas, não se cria um coworking voltado para um estilo ou profissão específicos. Geralmente, os espaços são desenhados para ficarem interligados e com uma linha neutra que agregue desde um profissional da arte, como jornalistas e advogados.

Renata Noronha, arquiteta brasiliense, explica que é possível preparar um bom ambiente gastando menos. "Neste caso sugiro a utilização de materiais alternativos, decoração com móveis práticos que tenham múltiplos usos, pontos de elétrica que permitam as alterações no layout e uma boa iluminação geral, se possível natural". A profissional conclui detalhando a importância de se criar estratégias para que o coworking seja convidativo à interação e à colaboração dos demais integrantes do projeto: "Quanto mais os membros se sentirem bem em relação ao relacionamento entre si, mais eles estarão à vontade para serem fiéis ao coworking. Por último e não menos importante, a disposição de salas privadas é um ponto-chave para o bom desenho e desenvolvimento desse espaço".

Serviço:

Mix Arquitetura

Avenida Pau Brasil lote 6, sala 1806 - Ed. E-Business

Águas Claras

Telefone: (61) 3256-5552

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade