1 evento ao vivo

A correta gestão das águas pluviais urbanas traz benefícios à população

As águas pluviais podem ser aliadas em nosso dia a dia, mas também trazem grandes prejuízos, como as enchentes.

16 ago 2018
13h37
atualizado às 20h05
  • separator
  • 0
  • comentários

A chuvaé um dos muitos recursos naturais que atuam em benefício da população e que auxiliam em diversas tarefas do cotidiano. Se tratada de forma correta, a água pluvial contribui para a lavagem de utensílios domésticos, veículos, áreas externas e internas, além de ajudar na irrigação de plantas e da jardinagem.

Foto: http://www.freepik.com / DINO

Esse recurso natural, porém, pode ser também um motivo de preocupação, principalmente nos períodos em que as precipitações ocorrem em abundância, ocasionando vazamentos em residências, goteiras, infiltrações, enchentes, entre outros males.

Diante disso, é possível utilizar os benefícios das águas pluviais e entender seus prejuízos à população.

Aproveitando os benefícios

Como já citado, as águas pluviais possuem muitos benefícios, e seu aproveitamento ajuda na prática de atividades rotineiras, como na lavagem de carros, calçadas e de diversos utensílios. Para realizar esse aproveitamento, é necessário possuir, em residências e em lotes comerciais, por exemplo, sistemas adequados que permitem seu tratamento e sua posterior utilização.

Esses sistemas armazenam, tratam e reservam os recursos pluviais, tornando-os próprios para lavagens de objetos e de outros itens do cotidiano, além de atuar na limpeza de pisos, na irrigação e manutenção de jardins e na descarga de vasos sanitários.

Desse modo, tamanha é a importância das precipitações e do uso consciente desse recurso natural pela população, assim como vale salientar o valor dos sistemas de aproveitamento e de tratamento pluvial, que tornam possível o consumo da água e sua utilização para as mais diversas finalidades.

Enchentes, vazamentos e infiltrações 

Os recursos pluviais, apesar de gerarem benefícios, são os responsáveis por trazer grandes transtornos à população, sobretudo a quem habita nas grandes metrópoles.

As enchentes, os vazamentos e as infiltrações nos grandes centros urbanos são cada vez mais recorrentes. As enchentes acontecem por dois principais fatores: as causas naturais e as causas antrópicas.

Nas causas naturais, os rios transbordam com as águas das chuvas, que inundam ruas e cidades inteiras. Já nas causas antrópicas, ou seja, quando as enchentes ocorrem por interferência humana, ocorre a má utilização do espaço urbano pelo homem. Aqui entram fatores como a poluição, uma das grandes responsáveis por causar alagamentos e deixar prejuízos.

A poluição e o grande acúmulo de lixo resultam, em grande parte, da falta de conscientização humana e da carência de um sistema de coleta seletiva eficiente nas cidades. Com isso, ocorre o entupimento de bueiros e o agravamento dessas situações, contribuindo de forma ainda mais significativa para o declínio da qualidade de vida da população e do meio-ambiente. Problemas de drenagem também podem estar relacionados com as enchentes.

Quando não há bueiros, por exemplo, é impossível que a água desvie ou que seja contida.

No ano de 2017, a prefeitura da cidade de São Paulo utilizou apenas 32% do orçamento destinado ao combate de enchentes. É o que informa algumas notícias publicadas em março deste ano. Ainda segundo as publicações, foram utilizados R$ 180,9 milhões de um total de R$ 564,2 milhões no combate ao desastre natural.

Desentupir é importante

O acúmulo de lixo e a falta de manutenção de calhas e bueiros podem trazer grandes prejuízos à saúde da população e à preservação do meio ambiente, além de agravar crescentemente o problema das enchentes e os males que dela se derivam.

A ameaça à saúde humana e ambiental, além de outras catástrofes, como a destruição de casas e a perda de eletrodomésticos e de outros objetos podem ser evitadas com o auxílio de serviços prestados por desentupidoras, empresas que oferecem mão de obra especializada e equipamentos tecnológicos a fim de desobstruir casas, ralos, bueiros, calhas ou qualquer outro local e remover lixos e resíduos tóxicos que possam estar contribuindo para a causa de enchentes e alagamentos.

As empresas desentupidora que atuam na desobstrução desses locais possuem caminhões e equipamentos próprios para a sucção da água e para a limpeza e purificação dos locais tomados pelos lixos e demais impurezas.

Sendo assim, é de suma importância que a população se conscientize a contratar serviços de desobstrução de fossas, calhas, ralos e de outros locais a fim de prevenir alagamentos em suas residências.

O segredo é optar sempre pela prevenção, realizando, com frequência, a manutenção e a limpeza desses locais.



Website: https://jhdesentupidora.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade