Descoberta de Baleia Minke na praia de Capão Novo intriga moradores
Filhote de aproximadamente 3,5 metros aparece morto; especialistas do Ceclimar identificam a espécie como baleia-minke-antártica.
Nesta quinta-feira, 05/10, a guarnição da PATRAM de Capão da Canoa foi chamada para investigar a presença de um filhote de baleia, com cerca de 3,5 metros, encontrado morto na orla marítima da praia de Capão Novo, em Capão da Canoa.
A equipe da PATRAM entrou em contato com especialistas do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos), que rapidamente se dirigiram ao local para estudar e identificar a espécie.
De acordo com os técnicos do Ceclimar, trata-se de uma baleia-minke-antártica (Balaenoptera bonaerensis). Estas baleias, que medem aproximadamente 11 metros de comprimento e pesam cerca de 14 toneladas, apresentam dorso escuro e ventre claro. Costumam habitar as águas próximas aos polos durante o verão, onde se alimentam principalmente de krill e pequenos peixes.
É preocupante notar que a população das baleias minke tem diminuído significativamente devido à caça excessiva, poluição, perda de habitat e capturas acidentais em redes. Estes fatores têm contribuído para uma redução alarmante das populações dessa espécie.