PUBLICIDADE

Corsan implementa novos equipamentos para detecção de alterações nas redes de água em 19 municípios

Instalação de dispositivos de medição de pressão visa identificar rapidamente irregularidades nas redes de distribuição.

16 abr 2024 - 17h28
Compartilhar
Exibir comentários

A Corsan deu início à instalação de novos equipamentos de medição de pressão nas redes de água em 19 municípios da região. Esses dispositivos serão capazes de detectar instantaneamente variações incomuns na pressão da rede de distribuição, o que pode indicar vazamentos ou falhas em dispositivos redutores de pressão. Essa medida permitirá a pronta intervenção das equipes operacionais, mesmo antes que os usuários percebam ou comuniquem o problema. Em Santa Bárbara do Sul, serão implantadas 3 unidades desses equipamentos.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Conhecidos como loggers, esses pequenos dispositivos eletrônicos serão instalados diretamente nos quadros de medição em locais estratégicos da cidade. Eles detectarão a pressão instantânea da rede de distribuição e transmitirão os dados em tempo real para uma central, por meio de um sistema de telemetria.

Além de facilitar a detecção de vazamentos e falhas, o histórico dos dados de pressão auxiliará nos estudos de modelagem hidráulica e no aprimoramento da operação do sistema de abastecimento de água. A instalação desses equipamentos está sendo realizada pela empresa Galax.ia, que também está encarregada de instalar as antenas para recepção dos sinais de telemetria e a retransmissão para a central.

O investimento total nesse projeto é de aproximadamente R$ 200 mil. Prevê-se que o sistema entre em operação simultaneamente em maio. Além de Santa Bárbara do Sul, os equipamentos estão sendo instalados em Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Panambi, São Luiz Gonzaga, Campo Novo, Cerro Largo, Giruá, Horizontina, Ibirubá, Não-Me-Toque, Salto do Jacuí, Santo Augusto, Tapera, Tenente Portela, Três Passos e Três de Maio.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade