PUBLICIDADE

Coronavírus

Volta às aulas em SP é incerta e será definida após testagem

Covas disse que decisão será divulgada em setembro, após testagem de alunos de escolas públicas e privadas

27 ago 2020 - 13h05
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou que a data de reabertura das escolas públicas e privadas da cidade será definida em setembro, após a realização da testagem para anticorpos do novo coronavírus emcrianças e adolescentes de todas as redes de ensino, o que deve ocorrer até o dia 15 do próximo mês. "A partir dessa terceira fase (do inquérito sorológico), a Prefeitura vai decidir se teremos ou não o retorno das aulas neste ano na cidade", declarou.

Covas afirmou que decisão sobre volta às aulas será anunciada em setembro
Covas afirmou que decisão sobre volta às aulas será anunciada em setembro
Foto: (Deyvid Edson/Futura Press) / Futura Press

O anúncio ocorreu após a Prefeitura divulgar nesta quinta-feira, 27, os resultados do segundo inquérito em estudantes da rede municipal entre 4 e 14 anos de idade, o qual apontou que 18,3% têm anticorpos para o vírus, o que significa 123.694 casos entre crianças e adolescentes. Do total, 69,5% foram assintomáticos, o que preocupa a gestão municipal, que vê os estudantes como possíveis vetores de disseminação da doença.

Covas voltou a destacar que a decisão pela reabertura das escolas é da área de saúde. Ele disse que o veto à volta às aulas em setembro foi um acerto.

Foram coletadas amostras de sangue venoso (com extração de soro) de 2.518 mil alunos entre 18 e 20 de agosto. Do total, 18,3% têm anticorpos para o vírus da covid-19. A rede municipal tem 675.922. A prevalência varia pouco entre as faixas etárias: de 4 a 5 anos (19,3%), de 6 a 10 anos (17,2%) e de 11 a 14 anos (18,6%).

O inquérito infantil sorteou aleatoriamente 6 mil crianças e adolescentes (divididos igualmente entre educação infantil, fundamental I e fundamental II) a partir do cadastro de matriculas da rede escolar municipal.

A gestão municipal também divulgou o resultado do quinto inquérito sorológico da população adulta da cidade, o qual estima que 11% tem anticorpos para o novo coronavírus, o que representa 1,3 milhão de pessoas. Do total, 40,6% foram casos assintomáticos.

O levantamento colheu 2.449 amostras de adultos. "A tendência (de número de casos) que vai se confirmando na cidade, mesmo com todo o processo de reabertura", pontuou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

De acordo com a Prefeitura, o exame sorológico usado na pesquisa avaliou a prevalência em moradores adultos sorteados aleatoriamente a partir da base de dados do IPTU de 2020, dos hidrômetros de 2017 e do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A amostra é coletada em domicílio.

A fase anterior do inquérito para crianças e adolescentes foi focada no mesmo grupo, o qual apontou que 16,1% tem anticorpos para o novo coronavírus, dos quais 64,4% foram de casos assintomáticos. O resultado motivou a Prefeitura a vetar a reabertura parcial das escolas para atividades de reforço.

Ao todo, foram realizados sete inquéritos sorológicos. No anterior focado na população adulta, divulgado em 13 de agosto, 10,9% das pessoas com 18 anos ou mais tinham anticorpos para o novo coronavírus.

Governo de SP permite reabertura de escolas em setembro, mas decisão é das prefeituras

A reabertura de escolas está permitida pelo governo estadual para a partir de 8 de setembro nas regiões que estão em fase amarela há mais de 28 dias, caso da cidade de São Paulo. Durante o anúncio da medida, o governador João Doria (PSDB) chegou a ressaltar que o retorno é opcional e decidido pelas prefeituras.

A retomada em setembro é focada em atividades de acolhimento, recuperação, atividades físicas, tutoria e aulas em laboratório, enquanto a data oficial de retorno é 7 de outubro. O funcionamento está condicionado ao cumprimento de protocolos sanitários.

Em Santo André, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, os prefeitos já anunciaram que a reabertura das escolas nas redes públicas municipais está totalmente descartada no ano letivo de 2020. Em reunião realizada no dia 11, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC definiu que as aulas presenciais das redes pública e privada vão voltar em conjunto, na mesma data.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade