PUBLICIDADE

Coronavírus

Pandemia leva grupo a distribuir refeições diariamente

Moradores em situação de rua de vários bairros do Rio são beneficiados com ação criada ainda em março, batizada de ‘Quentinhas quentinhas’

22 jun 2020 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários

O isolamento social, com o fechamento parcial de bares e restaurantes, expôs condições extremas de muitas pessoas que vivem em situação de rua no Rio. Essa percepção motivou alguns amigos a promover uma ação solidária no final de março, quando a crise sanitária já se assentava pela cidade. Desde então, 100 refeições passaram a ser distribuídas todas as noites, ininterruptamente, em bairros da zona sul (Copacabana, Flamengo, Glória e Catete) e centro (Lapa e bairro de Fátima).

Savana Parga e Edilene Lopes, à frente das primeiras reuniões, trataram de estruturar o trabalho. O resultado, em poucos dias, já estava em evidência. O grupo ‘Quentinhas quentinhas’ foi se organizando de tal modo que passou rapidamente a atender uma centena de homens, mulheres e crianças abandonados pela capital carioca.

“Quando se doa, o maior beneficiário é quem faz a ação”, explica Cleide Arantes, uma das mais entusiastas participantes do projeto. Ela e o marido, Wagner Arantes, são os responsáveis pela compra e preparo das proteínas que compõem o cardápio - por semana, são em média 18 quilos de frango, 12 de carne moída, dez de salsicha e três de linguiça calabresa.

Wagner e Cleide estão engajados em ação solidária voltada para quem se encontra em vulnerabilidade social no Rio
Wagner e Cleide estão engajados em ação solidária voltada para quem se encontra em vulnerabilidade social no Rio
Foto: Divulgação

É um trabalho coletivo, com a colaboração de 49 pessoas, várias delas divididas em equipes. Cada qual tem a sua parte na tarefa, que inclui a compra das mercadorias, das embalagens e talheres descartáveis, o preparo da refeição, a montagem das quentinhas, transporte e distribuição.

“Fazemos a comida como se fosse para a nossa casa, com temperos selecionados e muito sabor; todos os envolvidos trabalham com muito amor. A população de rua já ficava à margem antes da pandemia da covid-19. Agora, esses irmãos estão mais invisíveis ainda”, comenta Cleide. As quentinhas, literalmente aquecidas, incluem arroz, feijão, macarrão, legumes e uma proteína. Há também dias em que o prato servido é uma sopa bastante nutritiva, incrementada com aipim e inhame.

A ação do ‘Quentinhas quentinhas’ tem crescido e se diversificado. Agora, o grupo lançou campanha para fornecer, junto com as refeições, kits de higiene pessoal – pente masculino, toalha de mão, sabonete, máscara, escova de dente, creme dental e absorvente.

Quem quiser colaborar, pode fazer um depósito de qualquer valor na conta corrente 01055488-7, agência 2284, do Banco Santander, em nome de Cleide da Silva Arantes da Rocha (CPF 01241142700).

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade