PUBLICIDADE

Coronavírus

No ritmo atual, Brasil consegue ter 70% de vacinados com duas doses em dezembro

Patamar é fundamental para controlar a transmissão do vírus; inconstância do cronograma federal e faltosos na 2ª aplicação são os desafios

18 jul 2021 - 05h11
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil tem capacidade para imunizar 70% da população com as duas doses da vacina contra a covid-19 até dezembro, caso mantenha a média atual de um milhão de doses aplicadas por dia. A taxa é considerada ideal para que a vacina seja capaz de controlar a transmissão do vírus. No entanto, especialistas afirmam que o País precisa superar problemas como a imprevisibilidade na entrega de vacinas e a baixa adesão à 2ª dose para atingir a marca.

É preciso vacinar completamente cerca de 147 milhões de brasileiros para alcançar essa cobertura. Entre compras e doações, o Brasil terá 41 milhões de doses da Janssen, de aplicação única, até o fim do ano — 3,8 milhões já chegaram. Outras 106 milhões de pessoas terão de ser vacinadas no esquema de duas doses. Ao todo, o País deve aplicar 253 milhões de doses para imunizar 70% da população.

Campanha de vacinação contra a Covid-19, em São Paulo
Campanha de vacinação contra a Covid-19, em São Paulo
Foto: João Nogueira / Futura Press

Considerando que o Brasil já aplicou cerca de 115,7 milhões de vacinas — entre 1ª dose, 2ª dose e dose única —, ainda precisamos aplicar 137,3 milhões de doses. Os dados são do Ministério da Saúde e podem ter defasagem. E o País tem vacinado um milhão de pessoas por dia, em média, há pelo menos um mês. Por isso, e com base nas entregas previstas para os próximos meses, estima-se que esse volume irá se manter.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade