0

Califórnia paralisa vacinação após casos de reação alérgica

Lotes da vacina Moderna teriam estragado durante o transporte das doses para o Estado

20 jan 2021
09h00
atualizado em 22/1/2021 às 14h03
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A distribuição de um lote da vacina fabricada pela farmacêutica Moderna foi interrompida temporariamente, de acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a pasta, a medida foi tomada após um número “maior do que o usual” de pessoas apresentar sinais de uma possível reação alérgica. O mau armazenamento das doses pode ser um dos motivos para o efeito adverso.

31/10/2020
REUTERS/Dado Ruvic
31/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

O caso que apesar de ter chamado atenção, está sendo considerado raro, foi observado em pacientes de uma clínica de San Diego e é investigado por autoridades de saúde do país. Segundo informações da Forbes, menos de 10 pessoas que receberam a dose apresentaram reações alérgicas graves e precisaram de cuidados médicos 24 horas depois da aplicação.

O lote que está suspenso tem mais de 330 mil doses da vacina distribuídas a 287 fornecedores em todo o estado da Califórnia. 

A Moderna afirma estar colaborando totalmente com o departamento de saúde pública do estado na investigação dos efeitos adversos e que não tem conhecimento de reações assim vindo de pacientes que usaram o mesmo lote das vacinas em outros centros de vacinação.

Na terça-feira, 19, autoridades do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Maine fez um comunicado dizendo que durante o transporte da vacina para o estado os requisitos de temperatura não foram respeitados e as doses estragaram. Segundo o centro, 35 locais diferentes podem ter sido afetados e essas doses serão repostas.

 

Veja também:

'Na pandemia, o governo federal errou muito', diz Kassab
Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade