CONHEÇA: Toyota apresenta carro feito de plástico reciclado
A Toyoda Gosei, integrante do grupo Toyota, está trabalhando em uma proposta sustentável para os carros do futuro. O conceito, batizado de Flesby-Hi, possui carroceria feita de plástico reciclado e é alimentado por hidrogênio. A marca apresentou o modelo durante o Japan Mobility Show, o Salão do Automóvel de Tóquio.
O que esperar do Flesby-Hi?
O sistema criado pela Toyoda Gosei funciona com cilindros de alta pressão removíveis, inseridos na traseira do carro. Já o motorista poderá entregar os reservatórios vazios em uma estação de recarga e, em apenas alguns momentos, sair de lá com o conjunto pronto para o uso. A lógica se aproxima da de baterias substituíveis em carros elétricos chineses.
Esse equipamento foi projetado para ser leve e fácil de manusear, porém a composição do veículo gera dúvida sobre sua segurança, principalmente em caso de colisão na traseira. No entanto, a versão exibida pela marca é um protótipo e é possível que uma solução seja apresentada antes do modelo chegar às ruas.
Por enquanto, a montadora não apresentou um plano para estabelecer a infraestrutura de recarga, mas o projeto pode viabilizar o mercado de carros a hidrogênio, considerados uma das soluções mais eficientes para reduzir as emissões de poluentes.
Entenda como um carro a hidrogênio funciona
O carro projetado pela Toyoda Gosei utiliza uma combinação do oxigênio da atmosfera com o hidrogênio armazenado nos cilindros para gerar energia que alimenta o motor elétrico do veículo. Dessa forma, o escapamento emite apenas vapor d'água e o veículo possui uma redução de peso vantajosa, já que não precisa carregar as baterias.
Além de não emitir poluentes, o Flesby-Hi tem como objetivo a sustentabilidade e a segurança. A carroceria feita de plástico reciclado traz partes macias e capazes de se movimentar em caso de acidentes que envolvam ciclistas e pedestres, com o objetivo de reduzir os riscos de ferimentos graves.
Essa não é a primeira proposta desse conceito feita pela Toyoda. Em 2015, no Salão do Automóvel de Tóquio, a empresa exibiu o Flesby Airbag Car, que trazia bolsas de ar por toda a carroceria. O modelo fez sucesso e retornou dois anos depois, com melhorias. A edição de 2025 ainda traz luzes internas para promover o bem-estar dos passageiros.
Ver essa foto no Instagram