Conclave para eleger novo papa começa em 7 de maio, confirma Vaticano
Os cardeais da Igreja Católica decidiram nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger o sucessor do papa Francisco terá início na próxima quarta-feira (7). A reunião no Vaticano ocorreu a portas fechadas e marcou o primeiro encontro dos cardeais após o funeral do pontífice, realizado no sábado (26).
Ao todo, 135 cardeais com menos de 80 anos participarão da votação para escolher o novo líder da Igreja. A decisão sobre a data foi confirmada por fontes do Vaticano.
A Capela Sistina, palco tradicional dos conclaves desde o século XVI, foi fechada aos turistas para receber os preparativos da eleição.
Conclave pode ser mais demorado desta vez?
Os dois últimos processos, em 2005 e 2013, levaram apenas dois dias. No entanto, o cardeal sueco Anders Arborelius acredita que a escolha agora pode demorar mais. Ele destacou que muitos dos cardeais nomeados pelo papa Francisco não se conhecem pessoalmente. "Não nos conhecemos", disse Arborelius, que está entre os cerca de 135 cardeais com menos de 80 anos aptos a votar, à CNN.
Francisco, que liderava a Igreja desde 2013, faleceu aos 88 anos no dia 21 de abril. Seu funeral foi celebrado no sábado (26), seguido por uma procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Em entrevista ao jornal La Repubblica, o cardeal alemão Walter Kasper comentou que a enorme participação popular no funeral refletia o desejo dos católicos por um papa que siga a linha reformista de Francisco. "O Povo de Deus votou com os pés", afirmou Kasper, de 92 anos, que não participará do conclave. "Estou convencido de que devemos seguir os passos de Francisco."
Ainda assim, existe resistência. Um grupo de cardeais mais conservadores articula a escolha de um líder que retome práticas tradicionais e limite as mudanças promovidas pelo último papa. Francisco ficou conhecido por incentivar o diálogo sobre temas como a ordenação de mulheres e a acolhida de católicos LGBTQIA+.
Ver essa foto no Instagram