Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Companhia aérea europeia vai multar "passageiros indisciplinados"

12 jun 2025 - 18h55
(atualizado às 20h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Passageiros que forem retirados da aeronave por má conduta serão multado em 500 euros, afirmou a empresa. Companhia aérea irlandesa também exige limite de bebida alcoólica nos aeroportos.A companhia aérea irlandesa Ryanair disse nesta quinta-feira (12/06) que multará em 500 euros (R$ 3,2 mil) passageiros "cujo comportamento indisciplinado" resultar em sua retirada da aeronave.

Companhia irlandesa quer multar quem for retirado da aeronave por má conduta
Companhia irlandesa quer multar quem for retirado da aeronave por má conduta
Foto: DW / Deutsche Welle

A maior companhia aérea da Europa em número de passageiros já havia atacado anteriormente o comportamento "indisciplinado" causado por viajantes que consomem quantidades excessivas de álcool enquanto esperam para embarcar.

"A Ryanair está comprometida em lidar com o comportamento indisciplinado para o benefício de seus passageiros e tripulação, e continuará a processar os passageiros desordeiros por danos civis, mas, no mínimo, passarão a receber uma multa de 500 euros", disse a empresa em um comunicado na quinta-feira.

"Embora esses sejam eventos isolados que acontecem em todas as companhias aéreas, o comportamento inadequado em um espaço compartilhado tão confinado é inaceitável, e esperamos que nossa abordagem proativa funcione como um impedimento para eliminar esse comportamento a bordo de nossas aeronaves", afirmou um representante da empresa.

Empresa se diz lesada

Em janeiro, a Ryanair afirmou que havia sido lesada em 15,3 mil euros (R$ 98 mil) como resultado de um "passageiro desordeiro" a bordo de um voo de Dublin para Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha.

O avião teve que ser desviado para a cidade portuguesa de Porto, onde o passageiro foi preso. Os mais de 160 outros viajantes a bordo receberam acomodação e refeições durante a noite.

A Ryanair argumenta que enfrentou outros custos, incluindo a necessidade de combustível e tripulação adicionais. A companhia aérea entrou com um processo civil contra o passageiro na Irlanda para recuperar seus gastos.

Na ocasião, a empresa pediu à União Europeia que limite a venda de bebidas alcoólicas nos aeroportos a duas bebidas por passageiro.

Em maio, a Turquia também anunciou a aplicação de multas a passageiros que descumprirem regras de segurança a bordo. O país vai sancionar quem não permanecer sentado com o cinto de segurança afivelado após o pouso da aeronave.

gq (afp, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade