PUBLICIDADE

Como avaliar um imóvel?

22 jun 2020 - 16h33
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Se quer saber como avaliar um imóvel, este artigo é para você. A avaliação de imóveis, seja uma casa, um terreno, um apartamento, um salão comercial ou até  mesmo um imóvel industrial, precisa ser feita por um profissional credenciado ao Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), que é o perito avaliador de imóveis. 

Reprodução
Reprodução
Foto: Reprodução / JayPRO

Antes de qualquer coisa, para uma avaliação imobiliária, é preciso definir qual será a metodologia adequada para aquele tipo de imóvel em específico, e somente este  profissional é que está capacitado para isso. Por isso, algumas coisas são levadas em consideração antes mesmo de a análise ser iniciada. 

                                                 

Foto: JayPRO

Por exemplo, os dados mais relevantes do local são avaliados, sendo eles, os serviços disponíveis ao redor daquela região, as benfeitorias realizadas no próprio imóvel, dentre outros fatores que podem impactar tanto positivamente quanto negativamente no momento de definir o valor final da moradia. 

Mesmo que alguns aspectos possam parecer improváveis de serem analisados e muitas pessoas não fazem nem ideia de como eles possam influenciar, ainda assim ele influencia já que o profissional que analisa está apto e sabe todos os detalhes necessários para conseguir fazer a avaliação de forma integral. 

O posicionamento do imóvel em relação a sua vizinhança é um ponto a ser colocado no cálculo bem como as vias de acessos, os ruídos do local, o bairro, se há comércios, industrias e as características das residências por perto e assim por diante. 

Além disso, ao fazer uma avaliação de imóvel, a topografia, as questões ligadas ao meio ambiente, o terreno como um todo, questões do mercado, liquidez, valores do custo para que o imóvel fosse construído por metro quadrado também são particularidades estudadas que constitui o resultado final. 

Dessa forma, a avaliação de um imóvel acontece de modo que o profissional pede ao proprietário que lhe forneça todas essas informações ou então, ele mesmo avalia ao chegar ao local para fazer a vistoria. 

Porém, existe algumas informações que é interessante que o dono esteja em mãos para que o processo seja facilitado, como idade do imóvel, datas das últimas reformas, dentre outras informações que sejam viáveis de serem fornecidas. 

Quando o perito estiver com os dados em mãos, a propriedade passará por algumas comparações com outras casas que são similares a ela. Essa avaliação comparativa 

se faz necessária quando há uma determinada quantidade de similares para que seja possível ter amostras significativas. 

Com os dados fornecidos e com as avaliações do perito, ocorrerá uma computação de todas as características específicas do local e o que deve ser levado em consideração para que o resultado seja correto, responsável e profissional. 

 

Sobre a norma ABNT Nbr 14.653 

A norma brasileira de avaliação de bens é exigida em todas as demonstrações escritas que caracterizam o valor de determinado bem, os frutos provindos dele e os direitos sobre ele. 

                                    

Foto: JayPRO

A Nbr 14.653 define como uma avaliação imobiliária deve ser feita no Brasil inteiro, estabelecendo como os procedimentos devem ser feitos começando pela coleta de amostra e indo até a homogeneização das mesmas, os cálculos, o arredondamento dos valores e a composição do laudo. 

Vale ressaltar que somente os peritos avaliadores estão capacitados para fazer a avaliação do imóvel, seja ele qual for, com base na norma e ainda terem a aptidão necessária para assinar os laudos da avaliação imobiliária. 

As definições mais complexas da Nbr 14.653 como técnicas, métodos e parametrizações são consultados diretamente no documento pelo profissional. Vale lembrar também que todas as normas da ABNT estão sempre sendo revisadas. 

Por isso, podem receber algumas alterações. Consequentemente, antes de fazer qualquer avaliação mercadológica, o profissional precisa estar em concordância com as normas vigentes. 

Quem pode fazer a avaliação de um imóvel? 

A pessoa que deve fazer uma avaliação imobiliária, como já mencionado no início do artigo, é o perito avaliador de imóveis; ele saberá exatamente como avaliar o imóvel de uma forma profissional e entenderá a maneira que as técnicas precisam ser colocadas em prática. 

                                                   

Foto: JayPRO

Sendo assim, é exigido uma determinada capacitação para esse tipo de realização, sendo feitas por pessoas credenciadas e autorizadas para a execução. Pessoas que não possuem credenciamento que comprove seu profissionalismo não estão destinadas e preparadas para a avaliação de uma casa ou qualquer outro tipo de imóvel. 

Conclui-se, portanto, que a pessoa que pode fazer a avaliação judicial de uma casa, na maioria das vezes, trabalha para empresas específicas que fornecem essa função. Por isso, é imprescindível buscar por uma companhia confiável e profissional. 

Onde contratar uma avaliação judicial de imóvel? 

Como já mencionado, a presença de um profissional é de extrema importância e para encontrá-los, o proprietário pode deve contatar uma empresa de avaliação de imóveis séria e que tenha uma equipe de avaliadores altamente capacitados. 

Neste contexto a Nero perícias é uma das empresas de avaliação de imóveis que se destaca, atendendo todo o território nacional e com vasta experiência neste ramo, tanto na esfera judicial como extrajudicial. 

Sobre a Nero Perícias 

A Nero Perícias realiza avaliação de imóveis de acordo com a ABNT em todo o Brasil. 

Possui expertise não apenas na elaboração de laudo de avaliação, mas também na atuação como assistente técnico em processos judiciais que envolvam imóveis a serem avaliados. 

A empresa avalia todo tipo de imóvel: casa, apartamento, terreno, salão comercial, sala comercial, imóvel industrial e imóvel rural e para todas as finalidades, como determinação dos valores para seguros (contratação de seguro patrimonial); determinação de valor de compra e venda, avaliação do ativo imobilizado (atualização patrimonial); planejamento tributário; reestruturação societária; fusão e cisão de empresas; determinação de valor locativo de imóveis (ações renovatórias e revisionais de aluguel), valores para fins gerenciais, através do fornecimento dos valores de reposição e de novo; análise de carteira de portfólios imobiliários; determinação de saldos de vida útil, fornecendo novos saldos de vida remanescentes; determinação de valores de liquidação (forçada e ordenada); absorção de prejuízos acumulados, regularização imobiliária, disputas judiciais, atualização patrimonial, inventários e partilhas, desapropriação de imóveis, assistência técnica a advogados em perícias judiciais e extrajudiciais, acompanhamento de perícia, ações expropriatórias para fins de desapropriação, indenizações, etc. 

A empresa também oferece serviço de perícia grafotécnica, que consiste em determinar se determinado lançamento caligráfico é autêntico ou não. 

Para melhor atender seus clientes a empresa possui escritórios em São Paulo e São José do Rio Preto, mas sua atuação é em todo território nacional. 

Se você precisa avaliar um imóvel faça agora mesmo um orçamento com a Nero Perícias, ligando para (11) 2829-8767 ou enviando uma mensagem para o WhatsApp (11) 93140-1000. 

Se preferir pode fazer seu orçamento acessando o site da empresa, que é o:

https://neropericias.com.br/

JayPRO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa JayPRO e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade