Com tarifa de 50% ao Brasil, Trump diz que conversa com Lula não será agora
A relação comercial entre Estados Unidos e Brasil ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (11), quando o presidente norte-americano Donald Trump afirmou que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas "em algum momento, mas não agora", sobre as novas tarifas impostas por Washington.
Dois dias antes, Trump já havia informado sua decisão por meio de uma carta enviada a Lula. O documento foi divulgado nas redes sociais do republicano e oficializou a cobrança de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados.
Por que a taxação agora?
A justificativa para a medida, segundo Trump, está ligada não apenas a questões comerciais. Ao ser questionado por jornalistas, o presidente dos Estados Unidos voltou a demonstrar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontando um suposto tratamento "muito injusto" por parte da Justiça brasileira. "Talvez em algum momento, mas não agora", disse ele, sobre um eventual diálogo com Lula.
Na mesma carta, Trump reforça sua posição: "Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta", afirmou. "Eu o conheço bem, já negociei com ele e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro."
A carta contrasta com comunicações semelhantes enviadas a outros países. Enquanto essas tratavam de desequilíbrios comerciais, o texto destinado ao Brasil inicia abordando diretamente o caso de Bolsonaro. "Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito... Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", diz Trump.
A reação brasileira veio também pelas redes sociais. Lula respondeu que o Brasil é uma nação soberana, com instituições independentes, e que não aceitará ser "tutelado por ninguém".
O Palácio do Planalto confirmou que ainda não houve contato direto entre os dois líderes. A expectativa é de que a tarifa entre em vigor a partir de 1º de agosto, caso não haja um entendimento até lá.