Com início de ano arrasador, Button é campeão na Fórmula 1
Jenson Button tem nove anos de Fórmula 1 e apenas sete vitórias na categoria. Aliás, até o início de 2009, o inglês só havia vencido uma vez, quando pilotava a BAR em 2006. Mas essas seis primeiras colocações deste ano foram fundamentais para que, no Brasil, ele confirmasse seu primeiro título no Mundial de pilotos da categoria.
O início de temporada do piloto inglês foi fundamental para que ele largasse na frente da tabela de classificação e passasse a segunda metade do campeonato apenas administrando a vantagem sobre os demais rivais pelo título, entre eles Rubens Barrichello, seu companheiro na novata Brawn GP, que herdou a estrutura e pilotos da Honda para levar o Mundial de construtores deste ano.
Depois de um 2008 decepcionante e com a iminente saída da Honda, Button aceitou reduzir seu salário para pilotar um dos carros da equipe de Ross Brawn, ex-engenheiro da montadora japonesa e que acabou assumindo e batizando o novo time da Fórmula 1. Com um bom motor e uma brecha no regulamento para produzir um carro com difusores diferentes, Button e a Brawn dominaram as primeiras corridas até os demais adversários conseguirem realmente incomodar.
Nos sete primeiros GPs, Button esteve presente em todos os pódios. A única vez em que não esteve no lugar mais alto foi na China, quando Sebastian Vettel e Mark Webber, ambos da Red Bull e com os mesmos difusores, dominaram a corrida.
Do GP da Inglaterra para frente, a presença de Button no pódio ficou mais rara - apenas um segundo lugar, na Itália -, que foram compensados com o fato de ele sempre pontuar - abandonou uma única vez, na Bélgica - e de seus adversários não manterem uma regularidade.
Desta maneira, sob a bandeirada de Felipe Massa, Button não precisava nem sequer subir ao pódio para ser campeão dependendo do resultado de Barrichello. Como o brasileiro terminou em 8º, o quinto lugar conquistado em uma de suas melhores corridas na carreira ¿ largou em 14º e contou com sorte e competência para ganhar posições - foi o suficiente para o inglês chegar a 82 pontos e assim conquistar seu primeiro título da Fórmula 1.