PUBLICIDADE

Climatempo

ZCIT estimula as pancadas de chuva na costa norte do Nordeste

Nuvens carregadas de formam próximas ao litoral, enquanto o ar seco ganha força no Sertão nordestino.

13 dez 2018 - 10h53
Compartilhar
Exibir comentários

As condições de chuva estão mais altas sobre a costa norte do Nordeste, por influencia da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está mais próxima e estimula a formação de nuvens carregadas. Enquanto isso, o ar seco volta a ganhar força e predomina sobre quase todo o interior e o Sertão nordestino. 

ZCIT aumenta o risco de chuva forte 

Nesta quinta-feira (13), o sol aparece forte, mas as condições para as pancadas de chuva com raios serão maiores sobre o norte do Maranhão e do Piauí, inclusive nas capitais São Luís e Teresina, com risco de chuva de moderada à forte intensidade. Até no norte do Ceará e do Rio Grande do Norte, a chance de chuva também aumenta. 

A presença da ZCIT próxima à costa norte do Nordeste vai manter a formação de nuvens carregadas nos próximos dias. Nesta sexta-feira (14) e durante o fim de semana, a expectativa é de pancadas de chuva mais frequentes e a nebulosidade vai aumentar bastante, por todo o norte e litoral, entre o Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte. Há risco de chuva moderada à forte e acumulados mais expressivos. 

Foto: Climatempo
Foto: Allison. São Luís/MA

A costa leste do Nordeste também deve continuar recebendo umidade do oceano e ainda pode chover de forma rápida nos próximos dias. Porém, no litoral leste, o sol aparece forte e as pancadas de chuva serão de até moderada intensidade

Pelo interior do Nordeste, o ar seco volta a predominar, depois das chuvas volumosas que ocorreram na última semana. A umidade está em queda e o sol fica forte por todo o Sertão, sem previsão de chuva. Só no início da semana que vem, as pancadas de chuva voltam a ocorrer em mais áreas do interior

Confira os acumulados de chuva estimados para o Nordeste nos próximos dias: 

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade