PUBLICIDADE

Primeira semana de janeiro com ZCAS

O sistema está associado com uma sequência de dias chuvosos que em muitas ocasiões provocam episódios de chuva extrema!

29 dez 2023 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira semana do novo ano promete ser agitada na costa norte brasileira, devido à aproximação da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, que atuará perto da costa por alguns dias, influenciando também no transporte de umidade nas áreas desde o Sudeste ao Norte do país. Dessa forma, a circulação em baixos, médios e altos níveis atmosféricos irá favorecer a formação de um corredor de umidade, a ZCAS.

A ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul é o principal sistema meteorológico responsável pela chuva no verão brasileiro. É caracterizada por uma persistente banda de nebulosidade que se estende desde a Amazônia até o oceano Atlântico, influenciando as precipitações em todo o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

O sistema está associado com uma sequência de dias chuvosos que em muitas ocasiões provocam episódios de chuva extrema e, por consequência, desastres naturais como, por exemplo, inundações e deslizamentos de terra.

A situação em superfície está associada ao desenvolvimento de um centro de baixa pressão no oceano na altura da Região Sudeste, o que acontece já a partir desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024 e deve atuar pelo menos até o final desta primeira semana do novo mês.

Desta vez, o sistema se posicionará mais ao norte (2), do Brasil, trazendo chuva mais persistente para o Espírito Santo, áreas do norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, parte do Pará, sul do Amazonas, norte de Goiás, Distrito Federal e no centro-norte de Mato Grosso.

Foto: Climatempo

Variação de posição da ZCAS - Climatempo

No Nordeste, a situação passa a ser de alerta até mesmo para o interior da Bahia. A persistência da chuva pode acumular volumes bem expressivos para estes primeiros dias de janeiro. O potencial para transtornos, entre o estado baiano, o sul do Piauí, do Maranhão e as demais áreas entre Sudeste, Centro-Oeste e Norte é alto ao longo dos próximos dias. 

Foto: Climatempo

Chuva acumulada de 03/01 a 07/01/2024

A situação é crítica para alguns municípios mais vulneráveis do norte de Minas e do interior do Espírito Santo, que, também, já vão receber acumulados altos desde este último final de semana de 2023. 

A Climatempo alerta para o risco de transtornos em decorrência do volume alto de chuva - chance para deslizamentos, alagamentos e enchentes de rios e córregos. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade