PUBLICIDADE

Climatempo

VCAN e ZCIT provocam chuva volumosa na costa norte do Nordeste

A chuva pode acumular grandes volumes entre o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Confira!

11 jan 2022 - 13h40
Compartilhar
Exibir comentários

A atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis(VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical(ZCIT), vão favorecer o aumento das condições de chuva nas áreas do norte da Região Nordeste. A previsão é de bastante chuva em algumas regiões. 

Foto: Climatempo

O VCAN, que nos últimos dias estava com seu centro sobre o oceano, tende a se deslocar, ficando com o seu centro sobre a Bahia. Apesar de seu centro ser seco, a borda deste sistema concentra as instabilidades, por isso a chuva aumenta na costa norte do Nordeste. Além disso, a ZCIT também está no oceano, próxima à costa norte do Brasil e ajuda a estimular a formação das nuvens carregadas na Região.

Chuva volumosa na costa norte

A tendência é bastante chuva nos próximos dias entre o Maranhão, Piauí e Ceará. Também há expectativa para alguns eventos de chuva forte sobre o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A chuva vai influenciar, inclusive, as capitais desses estados também.

Os acumulados ficam bastante elevados até o próximo fim de semana, com volumes em torno de 100mm na maior parte dos estados citados. Pontualmente, há potencial para volumes entre 150 e 250mm, especialmente entre o Ceará, Piauí e sul do Maranhão.

Foto: Climatempo

 

Chuva diminui na Bahia

Por outro lado, enquanto a chuva fica concentrada nas áreas mais ao norte, as instabilidades enfraquecem na Bahia, o que é uma boa notícia depois dos grandes transtornos ocasionados pela chuva. 

Até há possibilidade de um pouco de chuva nos próximos dias, mas os volumes são bem mais baixos, como já mostra o mapa de chuva acumulada acima.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade