PUBLICIDADE

Trekking em Monte Verde: Pico do Selado

Veja as dicas para chegar ao topo!

14 set 2017 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

Monte Verde, encravada na Serra da Mantiqueira, fica a 1.600 metros de altitude, é um distrito da cidade de Camanducaia (MG), o acesso é pela Rodovia Fernão Dias e fica a cerca de 166 km de São Paulo (SP), por volta de duas horas de carro.

Depois de passar por dentro da cidade irá percorrer outros 30 km de asfalto subindo a serra. A vila, com cerca de cinco mil moradores, encanta os turistas pela sua arquitetura, em estilo europeu (os fundadores eram  da Letônia), pela gastronomia européia e mineira e pelas suas aconchegantes pousadas.

A cidade tem maior procura quanto menor a temperatura. No frio, costuma lotar. O trekking pode ser de um dia apenas, mas é preciso chegar cedo na cidade. Se possível, contrate um guia ou siga as poucas placas e trilhas estreitas na mata. São várias opções de trilhas, cada pedra tem seu nome dado pela sua aparência: Pedra Redonda,  a mais visitada pelo acesso fácil, Chapéu do Bispo, Pedra Partida, Mirante,  Platô e Pico do selado

Foto: Climatempo
Foto: Por aí / Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba ao fundo

Trekking rumo ao Pico do Selado

Optamos pelo passeio mais longo e com a mais bela vista na montanha, o trekking até o Pico do Selado, em geral, ida e volta, com parada para o lanche, são três a quatro horas de percurso com nível médio de dificuldade. Para alcançar o Pico do Selado existem duas opções, trilhas com tempo e grau de dificuldade semelhantes.

Como dica recomendamos subir pela trilha que sai no final da avenida das Montanhas. É menos íngreme e cansativa, embora tenha mesma distância da Trilha do Platô. Para descer, faça o outro caminho e sairá na rua da Mantiqueira.

Serão 403 metros de variação vertical, a cidade está a 1.600 metros e o pico a 2.083. A subida de média intensidade é por trilhas estreitas na mata e trechos de rocha exposta bem ao lado de precipícios. O passeio não é recomendado para crianças ou cães. No início da subida há vários cachorros de médio porte que acompanham os turistas a espera do lanche e não são simpáticos com outros visitantes de quatro patas.

Siga rumo ao Platô, onde além de boas fotos, há um local para uma pausa de descanso. No caminho você vai cruzar a divisa Minas Gerais x São Paulo, demarcada na pedra e seguir pela  crista da montanha onde a pedra está descoberta. Do Platô, já é possível avistar o Pico do Selado ao longe. No final do percurso chega-se ao Mirante, de onde se tem uma vista de toda a região de Monte Verde.

Na base do Pico do Selado, há uma grande pedra rachada ao meio, a Pedra Partida,  que para muitos já é o fim do passeio. Sobre as pedras fica o Livro do Cume, guardado dentro de uma caixa metálica. Para atingir o ponto mais alto, é preciso circular a pedra do cume e fazer uma escalada pelo outro lado externo. Com um salto: o livro fica na outra metade da pedra, a fenda tem 70 centímetros de largura e cinco metros de altura. Cuidado o  risco de queda é grande.  Nesse momento, a presença de um guia e corda de segurança  é importante para orientar e ajudar a vencer o obstáculo com segurança. Não é recomendado para grandes grupos.

Seguindo até Pico do Selado por uma trilha estreita na mata, você terá acesso a uma magnífica vista panorâmica de toda a região de Monte Verde, do Vale do Paraíba e de  São José dos Campos. Geralmente pela manhã, um tapete de nuvens encobre toda a região abaixo, deixando visíveis apenas as montanhas mais altas, dando a sensação que se chegou ao topo do mundo.

Foto: Climatempo

Foto: Por aí

O que levar:

- Roupas leves para a caminhada

- Agasalho (necessário mesmo no verão, pois esfria no começo e no fim do dia e venta muito)

- Calçados confortáveis (tênis ou bota de caminhada)

- Água

- Lanche

- Capa plástica de chuva

- Protetor solar

- Corda (para dar segurança no desafio de assinar o livro)

*Para a volta e refeições na cidade deixe roupas e calçados limpos.

Dicas:

Leve apenas o necessário em uma mochila, as mãos têm que ficar livres. Não caminhe pelo local no escuro, não se arrisque fora da trilha ou nos trechos muito íngremes. Traga de volta tudo o que levar. De lembrança apenas as fotos e os bons momentos.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade