PUBLICIDADE

Os VCANS e a chuva na Região Nordeste do Brasil.

Como os VCANS influenciam na chuva da Região Nordeste?

22 set 2018 - 17h15
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) são fenômenos muito importantes para determinar a qualidade da chuva na Região Nordeste do Brasil. Os VCANs são sistemas ciclônicos que ocorrem em níveis bem altos da atmosfera. Ao contrário dos ciclones mais difundidos na mídia, os VCANs são caracterizados por condições de tempo firme em seu centro, favorecendo a formação de precipitação somente em suas bordas. 

Foto: Climatempo

Os VCANs são ciclones mas não provocam chuva em seu centro?

Isto ocorre pois esses vórtices possuem uma pressão relativamente mais baixa em níveis mais altos da atmosfera e não em superfície como os outros tipos de ciclones. Nos centros dos ciclones de superfície, a região com baixa pressão atrai o ar em suas vizinhanças que converge e ascende, favorecendo a formação de nuvens de chuva. No caso dos VCANs, esse ar que converge não tem como ascender pois é embarreirado pelo topo da atmosfera. Sendo assim, o ar descende em direção à superfície. Na atmosfera, o movimento ascendente de ar favorece a formação de nuvens e o movimento descendente inibe.

Os VCANs acontecem em outras regiões do globo, e nelas também ajudam a modular a qualidade da precipitação. No nordeste brasileiro, o período mais comum de ocorrência é no verão, principalmente em Janeiro. Estudos indicam que em períodos de El Niño os VCANs são mais frequentes e robustos, enquanto em anos de La Niña os VCANs são menos frequentes e mais fracos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade