PUBLICIDADE

Onda de calor termina com 40°C em vários estados

Confira os novos recordes de calor para 2021 em Brasília, Goiânia, Palmas e Manaus.

27 ago 2021 04h06
| atualizado às 07h33
ver comentários
Publicidade

A tarde do dia 26 de agosto foi a mais quente do ano até agora em Brasília, Goiânia, Palmas e em Manaus. As duas capitais do Centro-Oeste bateram recorde de calor para 2021 pelo segundo dia consecutivo. Os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão foram os mais quentes do país na tarde de ontem, registrando temperaturas de 40°C ou mais.

Para fugir do calor e da seca, homem molha o corpo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília 
Para fugir do calor e da seca, homem molha o corpo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Foto: Agência Brasil

Calor acima dos 40°C

A onda de calor da segunda quinzena de agosto de 2021 chegou ao fim causando temperaturas acima dos 40°C em alguns estados brasileiros. Goiás, Mato Grosso e Tocantins experimentaram temperaturas muito elevadas na tarde de 26 de agosto.

Em Goiás, na região de Aragarças, o Instituto Nacional de Meteorologia  registrou 40,7 °C. A temperatura chegou aos 41,6°C em São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. No Tocantins, o INMET registrou 40,2°C em Peixe e 40,1°C em Palmas. No Maranhão, o calor chegou aos 40,0°C em Caxias

Recorde de calor em Brasília

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Brasília no dia 26 de agosto foi de 31, 6°C. Festa é agora maior temperatura em 2021 em Brasília. O recorde de calor anterior era de 30,9 graus, no dia 31 de janeiro. Em 2020, a maior temperatura em agosto em Brasília foi de 31,9°C.

Brasília ainda pode esquentar um pouco mais nesta sexta-feira e não se pode descartar a chance de um novo recorde de calor para o ano de 2021

Uma ligeira queda de temperatura esperada para o fim de semana, mas o tempo seco ainda vai predominar na região do Distrito Federal até a próxima segunda-feira. Há possibilidade de pancadas de chuva na tarde e noite da terça-feira, 31 de agosto

Recorde de calor em Goiânia

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,7°C de temperatura máxima em Goiânia na tarde de 26 de agosto. Essa é agora a maior temperatura em 2021 na capital de Goiás. O recorde de calor anterior era de 36,4°C, no dia 25 de agosto.

O calor continua intenso em todo o estado de Goiás nesta sexta-feira e também durante o fim de semana, mais uma ligeira mudança na direção dos ventos e o aumento de nebulosidade devem causar uma leve queda de temperatura em Goiânia. Assim não há expectativa de novo recorde de calor até o domingo.

Pancadas de chuva poderão ocorrer na tarde do domingo no extremo sul de Goiás, atingindo a região de Rio Verde e de Jataí. 

Durante a segunda-feira, 30 de agosto, a previsão de algumas pancadas de chuva em todo em vários pontos do centro leste e oeste de Goiás, incluindo a região de Goiânia.

Recorde de calor em Palmas

Na tarde de 26 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,1°C de temperatura máxima em Palmas, capital do Tocantins . Essa é agora a maior temperatura em 2021 em Palmas. O recorde de calor anterior era de 39,7°C, no dia 12 de agosto.

Recorde de calor em Manaus

Com temperatura máxima de 36,4°C, Manaus também teve recorde de calor para 2021 na tarde de 26 de agosto. O recorde anterior de maior temperatura de 2021 era de 35,7°C em 24 e 25 de agosto

Climatempo
Publicidade
Publicidade