PUBLICIDADE

Mil cidades brasileiras declaram emergência: número vai aumentar

A previsão para as próximas semanas e meses é dramática

2 nov 2023 - 06h40
Compartilhar
Exibir comentários
Mil cidades brasileiras declaram emergência: número vai aumentar:

O Brasil é um dos maiores responsáveis pelo Aquecimento Global, principalmente graças à produção de alimentos, que emitiu 1,8 bilhão de toneladas de CO2 em 2021. Isso equivale a 75% das emissões brutas do país.

Do total de gases-estufa, 56% vêm do desmatamento e 33% da agropecuária, principalmente da produção de carne bovina. Por isso e pela queima de combustíveis fósseis em todo o mundo, a Emergência Climática é o novo normal.

Seja por seca, estiagem ou chuva, o Brasil já está em estado de emergência. São 1033 municípios nesta situação.

Nos estados amazônicos, a estiagem seca rios e isola os moradores. No sul o problema são as chuvas que castigam os estados, principalmente o Rio Grande do Sul, com mais de 200 cidades em estado de emergência. E na Bahia e Minas, é uma combinação das duas coisas: estiagem e chuvas intensas.

Foto: Montagem Homework

A previsão para as próximas semanas e meses é dramática. O verão trará calor intenso e chuvas violentas. E o Brasil não fez as obras que precisa fazer para enfrentar isso, nem tem sistemas de alerta à altura do desafio.

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência Compasso, e também realiza mentorias com profissionais e executivos. Saiba mais andreforastieri.com.br.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade