PUBLICIDADE

A primavera já começou, pelo menos para a comunidade científica; entenda

Existem duas definições de primavera: a astronômica e a meteorológica, que segue o calendário e os padrões climáticos

6 set 2023 - 05h00
(atualizado às 07h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo o especialista, a temperatura média da primavera será alta em boa parte do Brasil
Segundo o especialista, a temperatura média da primavera será alta em boa parte do Brasil
Foto: Mike Tinling/ Unsplash

Você provavelmente aprendeu na escola que a primavera começa no final de setembro. Do ponto de vista astrológico, essa informação está correta. Mas existem dois conceitos diferentes para as estações, e, no menos difundido, ela já começou. 

As estações astronômicas são aquelas que aprendemos na escola, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol. São essas que aprendemos na escola, quando astrônomos e outros pesquisadores usam pontos na órbita da Terra ao redor do Sol para definir as mudanças entre diferentes estações. São utilizadas as datas dos solstícios (em torno de 21 de dezembro e 21 de junho) e dos equinócios (em torno de 20 de março e 22 de setembro) para indicar as estações.

Já as estações meteorológicas ou climáticas são aquelas estações que sentimos na prática, definidas pelo ciclo anual de temperatura e por datas precisas. Para esse conceito são considerados os ritmos climáticos e o calendário gregoriano, aquele utilizado na maior parte do mundo.

“Estações meteorológicas é quando você começa a sentir a transição. Setembro já marca o começo da primavera meteorológica, as primeiras massas de ar mais úmidas e mais quentes, começam a entrar em choque com as massas de ar frio, por exemplo. Por isso a primavera não é uma estação muito calma”, explica especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água e do Canal Geoastrodicas, Rodolfo Bonafim

Os meteorologistas dividem as estações meteorológicas desta forma:

  • O verão meteorológico abrange dezembro a fevereiro.
  • O outono meteorológico vai de março a maio.
  • O inverno meteorológico ocorre de junho a agosto.
  • E a primavera meteorológica se estende de setembro a novembro.

É importante notar que essa divisão auxilia meteorologistas e climatologistas, a estudar dados de meses inteiros, facilitando a análise de padrões históricos.

Como será a primavera? 

Segundo o especialista, a primavera será marcada pelo El Niño, que é o aquecimento das águas do oceano pacífico acima do normal. 

“O fenômeno está acontecendo desde março, e por causa disso, vamos sentir os efeitos dele na primavera”, conta Bonafim. 

Ainda segundo ele, a temperatura média da primavera será alta em boa parte do Brasil, com volume grade de chuva no Sul, uma possibilidade maior de precipitações  na faixa que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade