PUBLICIDADE

Friagem à vista para o Norte do Brasil

Queda brusca de temperatura acontece nos próximos dias

24 abr 2017 - 16h41
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O calor associado à alta umidade favorece o crescimento de nuvens carregadas na região Norte do Brasil. Há possibilidade para ocorrência de temporais isolados em toda a Região Norte. No litoral do Amapá, a chuva é forte devido à influência das ZCIT - Zona de Convergência Intertropical.

De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, entre 15hs do dia 23 e 15hs do dia 24 de Abril,  no Pará, foi à cidade que mais acumulou chuva na região Norte. Foram 54,7 milímetros. Em , no mesmo período foram acumulados 44,2 milímetros.

Temporal em Belém

Muitas áreas de instabilidade estão se formando no Pará como mostras as imagens de satélite. Nesta segunda-feira (24), entre 14 e 15 horas, o Inmet registrou 39 milímetros em Belém. É bastante chuva para um período de 1 hora.

Foto: Climatempo

De acordo com os meteorologistas, pelo menos até quarta-feira, o tempo quente e úmido favorece a formação de muita instabilidade em todos os estados do Norte do Brasil, por isso, o céu fica sempre com muita nebulosidade. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e em alguns momentos pode ser fortes e em outras localidades pode vir acompanhada de descargas elétricas.

Foto: Climatempo

Friagem à vista

Uma forte massa polar vai derrubar a temperatura em muitas áreas de todas as regiões do Brasil, ainda nesta semana. Os modelos matemáticos de previsão mostram que este sistema vai conseguir chegar ao Norte do Brasil e provocar o fenômeno conhecido como "friagem".

O vento frio de origem polar será sentido no Acre, Rondônia e sul do Amazonas na quinta-feira e sexta-feira o que causa brusca queda de temperatura, nestas localidades.

Fique de olho na previsão para a Região Norte 

O que é friagem?

A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, o que causa uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

A friagem pode ser diferentes intensidades. Friagens muito fortes podem fazer com que a temperatura no Acre baixe para valores até abaixo dos 10°C.

Saiba mais: 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade