PUBLICIDADE

SP tem mais chuva nesta terça-feira

Frente fria deixa áreas de instabilidade sobre SP e chove em todo o estado

31 jul 2018 - 10h03
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de São Paulo amanheceu chuvosa e fria e nesta terça-feira, 31 de julho. O aeroporto de Congonhas registrava 15°C, às 9 horas. A chuva caía com raios a esta hora em vários locais entre Campinas, o Vale do Paraíba e a divisa de São Paulo com o Sul de Minas Gerais .

Depois de quase 50 dias de secura, uma frente fria teve força para chegar ao estado de São Paulo e desde ontem a chuva voltou a cair sobre o estado. A frente fria tecnicamente avança do litoral do Rio de Janeiro para o Espírito Santo, mas deixa áreas de instabilidade sobre São Paulo que provocam mais chuva em grande parte do estado, inclusive na região da Grande São Paulo. Ainda há risco de raios, mas especialmente pelo interior.

Mais de 20 mm/24h na capital

No período entre 8 horas de ontem e 8 horas de hoje choveu mais de 20 mm em áreas da capital, do litoral e do interior de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 22,4 mm no Mirante de Santana (medição automática), na zona norte da cidade de São Paulo, o que representa quase metade da média de chuva normal para julho, que é de aproximadamente 48 mm.

Confira outros volumes de chuva registrados pelo INMET no estado, entre 8 horas de ontem e 9 horas de hoje.

Bertioga: 25,4 mm

Iguape: 34,3 mm

Registro: 24,0 mm

Itapeva: 23,2 mm

A capital paulista ficou 46 dias consecutivos sem chuva acima de 1 mm. Este é sexto mais longo período de dias consecutivos sem chuva acima de 1 mm desde 1961, pelo histórico do Instituto Nacional de Meteorologia, comparável ao que ocorreu em 1984. O últimos registro de chuva acima deste valor feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia ocorreu entre 12 e 13 de junho, quando o pluviômetro da estação meteorológica localizada no Mirante de Santana acumulou 6,8 mm.

Temperatura baixa na capital

A chuva, o céu nublado e o ar frio que veio com a frente fria deixam a temperatura baixa o dia todo na Grande São Paulo, Depois de dias com calor atípico para um dia de inverno.

O tempo úmido e frio vai predominar até o fim da semana. Veja como fica a temperatura na cidade de São Paulo.

Mais chuva para esta semana

A chuva desta segunda-feira inicia uma sequência de dias úmidos, com chuva e temperatura amena no estado de São Paulo, depois de semanas muito quentes e secas. As condições para chuva aumentam nos próximos dias e a semana deve terminar com grandes áreas de instabilidade sobre São Paulo que podem provocar chuva forte em muitas áreas do estado. Confira a previsão para os próximos dias.

Foto: Climatempo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade