PUBLICIDADE

Climatempo

Clima em maio no Brasil - análise regional

Como será a chuva e a temperatura de maio de 2021 no Brasil? Confira a análise para cada Região do Brasil.

30 abr 2021 - 22h28
Compartilhar
Exibir comentários

Dias secos e ensolarados são uma das principais características do mês de maio nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. No Nordeste, maio é um mês de muita chuva no litoral norte da Região e na costa leste nordestina. Por causa dos DOL (Distúrbios Ondulatórios de Leste), podem ocorrer dias de chuva volumosa em várias capitais entre como Natal e Aracaju. Frentes frias costumam chegar até a Bahia levando chuva forte e ventos fortes para Salvador. 

Na Região Norte do Brasil, o mês de maio ainda reserva chuva frequente e muitas vezes de forte intensidade em áreas como o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas, e no estado de Roraima. É  época de cheia dos rios amazônicos.

Na Região Sul do Brasil, o mês de maio pode ter massas de ar frio bastante intensas, que fazem a temperatura ficar abaixo de 0°C nos três estados.

Essas são algumas das características climatológicas de maio no Brasil, mas nem todos os anos temos exatamente essas condições.

Como será maio de 2021?

Durante o mês de maio de 2021, a água do oceano Atlântico Sul na costa do Uruguai e do Sul do Brasil deve ficar mais quente do que o normal atrapalhando o deslocamento normal das frentes frias.  Mesmo assim vamos ter ondas de frio neste mês de maio e a última delas, no final do mês, deve ser a mais forte.

O podcast O Clima entre Nós conversa desta vez com Ana Clara Marques, meteorologista especialista em previsão climática da Climatempo. Ela vai analisar quais os sistemas de tempo que vão influenciar cada região do Brasil em maio de 2021 e como vai ficar a chuva e a temperatura durante um mês. E no finalzinho, você já fica sabendo o que vem por aí no inverno, que oficialmente começa no dia 21 de junho.

Você pode conferir outras entrevistas interessantes do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e também no YouTube.

Boa escuta!

Leia e ouça também:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade