PUBLICIDADE

Calor bate recorde no Rio de Janeiro

Algumas áreas na cidade atingiram mais de 40°C. Pancadas de chuva retornam a partir desta sexta-feira

18 jan 2018 - 16h31
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Como previsto, o ar esquentou ainda mais nesta quinta-feira em todo o estado do Rio de Janeiro, com temperaturas em torno dos 40°C na capital fluminense. A zona oeste carioca foi a mais quente, com 40°C no aeroporto Jacarepaguá às 14 horas. Os aeroportos Tom Jobim (zona norte) e Santos Dumont (centro) registraram até 37°C. Na base área de Santa Cruz (zona oeste), a temperatura chegou aos 38°C. Por volta das 15 horas, o Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 42,4°C em Guaratiba e  40,8°C na região do Riocentro, na Barra.

Sensação térmica

  Segundo informações do

Alerta Rio

- Prefeitura do Rio de Janeiro, na

Barra/Riocentro, a sensação térmica às 16 horas chegou aos 45,3°C

. No

Jardim Botânico, a sensação térmica foi de 41,0°C

, às 15h30 e em

Santa Cruz de 41,9°C, às 15h30

.

A sensação térmica não foi muito maior do que a temperatura real porque o ar ficou mais seco do que nos últimos dias. O nível de umidade no ar baixou para 28% às 14 horas no aeroporto de Jacarepaguá, a temperatura real do ar era de 40°C e a sensação térmica foi de 42°C

Recorde de calor

A tarde desta quinta-feira foi a mais quente do ano na cidade do Rio de Janeiro, e no estado do Rio de forma geral. Porém, o valor oficial da temperatura recorde foi de 38,8°C, na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. O recorde anterior era de 37,0°C, no dia 2 de janeiro. 

A tarde mais quente do verão 2017/2018, que começou em 21/12/2017, foi a do dia 24/12/2107 quando a temperatura alcançou 39,0°C,  segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

No verão passado, 2016/2017, a temperatura não chegou aos 40°C no Rio. A última vez que isto ocorreu foi no dia 16 de novembro de 2017, quando a temperatura atingiu 40,5°C.

Foto: Climatempo

Foto de Patrícia Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

Por que o calor aumentou?

A marca dos 40°C na cidade do Rio de Janeiro em geral ocorre no fim da primavera ou durante os meses de verão. Mas alcançar os 40°C em janeiro ou mais é preciso criar condições para que o ar esquente bastante. Foi o que ocorreu nesta quinta-feira: muitas horas com poucas nuvens, o que deixou o sol forte por várias horas e ventos quentes. O ar ficou mais seco, o que reduziu as condições para chuva.

Pancadas de chuva a partir desta sexta

A nebulosidade e as condições para chuva diminuíram no estado do Rio de Janeiro por causa da intensificação da ASAS (Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul) sobre a Região Sudeste do Brasil. Este sistema de alta pressão reduziu a disponibilidade de umidade no ar.

Mas a partir desta sexta-feira, 19, as pancadas de chuva retornam sobre o Grande Rio e no centro-sul fluminense por causa da aproximação de uma frente fria. Para o Grande Rio, a previsão é de que chova só à noite, mas no Sul Fluminense e na Costa Verde, a chuva pode começar à tarde. Não há expectativa de chuva para a região dos Lagos e nem para o Norte/Noroeste fluminense, regiões que poderão registrar calor de 40°C nesta sexta-feira. Mesmo com a previsão de chuva no centro-sul do estado, o calor nesta sexta-feira será intenso.

O centro-sul fluminense poderá ter chuva forte, com raios e ventos fortes, com rajadas máximas de 60 km/h a 80 km/h.

Fim de semana

No fim de semana, com a passagem da nova frente fria pelo litoral fluminense, a nebulosidade e as condições para chuva aumentam. Há risco de temporais no sábado e a sensação de calor diminui.

Para o domingo, a previsão é de períodos com sol sempre com nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todo o estado do Rio de Janeiro. Há risco de chuva moderada a forte.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade