PUBLICIDADE

Brasília vai fechar 2018 com chuva acima da média anual

Pancadas de chuva continuam esta semana no DF, GO e MT. O calor aumenta nesta terça em MS.

10 dez 2018 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2018 vai terminar com um desempenho muito satisfatório das precipitações sobre  região de Brasília. A chuva da primavera está sendo farta! Novembro foi o mês com maior volume de precipitações do ano até agora, com aproximadamente 372 mm, e dezembro está indo pelo mesmo caminho.

No fim de semana passado, Brasília registrou o maior volume de chuva em 24 horas deste ano. Entre 10 horas do dia 8 e 10 horas do dia 9 de dezembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 83,3 mm. É muita água! Depois desta chuvarada, o total de chuva acumulado em dezembro subiu para 103,3 mm, que correspondem a 43% da média de chuva normal para este mês, que é de 241 mm.

Chuva anual supera a média

O balanço parcial da chuva de 2018 revela que Brasília já recebeu aproximadamente 1665 mm de chuva este ano, até 10 horas do dia 10/12/2918. Antes do ano acabar, o volume de chuva de 2018 já está cerca de 12% acima da média histórica anual que é de 1477, segundo cálculos do INMET para  o período de 1981 a 2010.

Foto: Climatempo

Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

Mais chuva

Pelo menos esta semana, as pancadas de chuva continuam frequentes sobre a região de Brasília, em geral à tarde e à noite. O Distrito Federal segue a semana com ar quente e úmido. Mesmo com a previsão de várias pancadas de chuva, o sol aparece por várias horas.

Mais chuva em GO e MT

O ar quente e úmido predomina esta semana sobre Goiás e sobre Mato Grosso. Os dois estados têm períodos com sol, dias abafados e com pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de raios e pode chover forte.

Calor e ar seco em MS

O estado de Mato Grosso do Sul continua seco nesta terça-feira, 11,  e fica mais quente. Este estado deve ser uma das regiões mais quentes e secas do Brasil nesta terça-feira. A temperatura à tarde pode chegar a quase 39°C em alguns locais e o nível de umidade no ar fica abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia, em grande parte do estado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade