PUBLICIDADE

Ar polar entra forte sobre o Sul do Brasil

Temperatura volta a ficar abaixo de 0°C a partir desta quinta-feira. Até o domingo, geada deve ser ampla e com moderada a forte intensidade.

13 jun 2018 - 10h28
Compartilhar
Exibir comentários

A Região Sul do Brasil já começou a sentir o efeito de uma nova massa de a frio, de origem polar. Esta quarta-feira amanheceu bastante fria na maioria das áreas dos estados. O centro desta massa de ar frio, que é a região com ar mais gelado, fica sobre o centro-oeste da Argentina nesta quarta-feira e no fim da semana deve passar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Nesta quarta-feira, 13 de junho, a maioria das áreas do centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, do oeste e da serra de Santa Catarina amanheceu com temperatura abaixo dos 6°C.

Pela medição das estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia do Epagri-Ciram, a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 4,1°C em Uruguaiana e em Palmeira das Missões e em Santa Catarina, de 3,0°C em Urupema (morro de Urupema). No Paraná, a menor temperatura foi de 4,7°C em General Carneiro.

Nas capitais, a temperatura mínima ficou em torno dos 10°C em Porto Alegre, de 17°C em Florianópolis e de 14°C em Curitiba.

Dias de frio intenso

Esta nova onda de frio sobre o Sul do Brasil está apenas começando. Até o domingo, 17 de junho, o frio aumenta muito nos três estados e a partir desta quinta-feira, 14°C, já é possível que a temperatura volte a ficar abaixo de 0°C em áreas do Rio Grande do Sul, do planalto sul e da serra de Santa Catarina.

Temperaturas negativas devem ser observadas também na sexta-feira e no fim de semana.

Foto: Climatempo

Foto de Maira Di Giaimo, Canela (RS)

Alerta de geada

Os próximos três dias serão com geada generalizada sobre o Rio Grande do Sul. Até o sábado, 16 de junho, várias regiões do estado devem registrar geada ampla, com moderada a forte intensidade. Pode gear novamente em áreas da Grande Porto Alegre.

Em Santa Catarina, é alto o risco de geada até o sábado no oeste, meio-oeste e no sul (região serrana) catarinense.

O Paraná também vai ficar bastante frio nos próximos dias, mas o maior risco de geada desta vez é para o sul/sudoeste do estado durante o sábado, 16 de junho.

No domingo, 17, ainda deve gear no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas em menos áreas. Na segunda-feira, o risco de geada diminui bastante com o gradual enfraquecimento da atuação do ar polar sobre a Região Sul.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade