PUBLICIDADE

Trump destitui chefe de programa sobre mudanças climáticas

Decisão foi tomada pela Casa Branca após relatório polêmico

10 nov 2020 - 15h20
(atualizado às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destituiu Michael Kuperberg, chefe do programa federal que produz relatórios definitivos do governo americano sobre as mudanças climáticas, informou o jornal "Washington Post" nesta terça-feira (10).

De acordo com três fontes citadas pela publicação, o cientista do clima, que era diretor executivo do Programa de Pesquisa de Mudanças Globais dos Estados Unidos (USGCRP) desde julho de 2015, foi instruído a retornar ao seu cargo anterior no Departamento de Energia. Com isso, sua vaga será ocupada por Betsy Weatherhead.

05/11/2020
REUTERS/Carlos Barria
05/11/2020 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

A decisão da Casa Branca foi tomada depois que Kuperberg conduziu a produção de um relatório que detalhou as consequências potencialmente terríveis para os americanos se o país tomar poucas medidas para reduzir as emissões.

O documento, porém, irritou o governo Trump, principalmente porque o presidente minimizou consistentemente a seriedade da ameaça climática durante seu mandato, de acordo com o Washington Post.

No último dia 4 de novembro, inclusive, os Estados Unidos abandonaram oficialmente o Acordo de Paris sobre o clima. O presidente eleito, Joe Biden, por sua vez, já deixou claro que pretende reintegrar o país ao tratado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade