PUBLICIDADE

"Estados Unidos deram as costas ao mundo", critica Macron

1 jun 2017 - 20h02
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira que "os Estados Unidos deram as costas ao mundo", em declaração solene feita em reação ao anúncio do governante americano, Donald Trump, que retirará o país do Acordo de Paris.

Macron pediu que "todos os cientistas, empreendedores e cidadãos" interessados nos Estados Unidos migrem à França para trabalhar contra a mudança climática e garantiu que "não renegociará um acordo menos ambicioso, de nenhuma maneira".

"Hoje os Estados Unidos deram costas ao mundo, mas a França não dará as costas aos Estados Unidos. Preferíamos estar nesta batalha com os EUA, que são os nossos aliados em muitos campos. A porta não está fechada, nunca estará", disse o presidente francês.

Em uma mensagem televisionado primeiro em francês e em seguida em inglês, Macron explicou que falou por telefone com Trump após o anúncio para comunicar ao americano que a mudança climática "é um dos grandes desafios do nosso tempo".

O presidente francês deixou claro que "respeita" a decisão de Donald Trump, mas que ao mesmo tempo "lamenta" a decisão tomada pelo governo americano.

"Quero dizer aos Estados Unidos que a França acredita em vocês e o mundo também. São uma grande nação, mas não se equivoquem: no clima não há 'plano B' porque não há um 'planeta B", acrescentou.

Macron pediu aos países signatários do Acordo de Paris (ao todo, 195 o assinaram em dezembro de 2015) que não o abandonem, cumpram com as responsabilidades e não cedam.

Além disso, anunciou que após conversar com a chanceler alemã, Angela Merkel, estes dois países tomarão "iniciativas fortes" em comum, e que abordará o tema com o premier indiano, Narendra Modi, na sua visita do próximo sábado.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade