PUBLICIDADE

Chuvas de monção mataram mais de 350 no Sul da Ásia

29 set 2019 - 15h15
(atualizado em 30/9/2019 às 06h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A estação é vital para a agricultura da Índia e países vizinhos, pois chuvas fortes reabastecem os reservatórios. Maior intensidade das inundações é atribuída a desmatamento, mau planejamento e urbanização acelerada.No estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, pelo menos 35 pessoas morreram neste fim de semana (28-29/09), em incidentes relacionados a fortes chuvas de monção, e houve sete vítimas em Bihar, no leste do país, comunicaram as autoridades locais.

Casas destroçadas no estado de Maharashtra, no oeste indiano
Casas destroçadas no estado de Maharashtra, no oeste indiano
Foto: DW / Deutsche Welle

Em Uttar Pradesh, outros 17 habitantes ficaram feridos e 29 casas desmoronaram. Das vítimas em Bihar, quatro morreram quando uma enorme árvore tombou sobre um veículo; as demais três, na queda de um muro, causada pelas chuvas.

Segundo a agência de notícias Press Trust of India, também Maharashtra, no oeste, foi atingido por fortes precipitações. A inundação das áreas baixas da cidade de Pune e vizinhanças forçou a evacuação de quase 3 mil moradores para zonas mais elevadas.

No início da semana, enchentes-relâmpago em seguida às chuvas haviam matado pelo menos 17 no estado. Nesta estação de monções, que dura de junho a setembro, mais de 350 pessoas morreram em incidentes pluviais na Índia, Nepal e Bangladesh.

As monções são vitais para a agricultura do Sul Asiático, pois as pesadas chuvas reabastecem os reservatórios d'água da região. Por outro lado, causam imensa destruição e perda de vidas e propriedade. Especialistas atribuem a maior intensidade das inundações a desmatamento, mau planejamento urbano e urbanização acelerada.

AV/afp,ap,dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade