Vídeo que mostra vento destelhando casa é de tornado nos EUA, não no Paraná
IMAGENS DE FENÔMENO QUE OCORREU EM RODOVIA PRÓXIMA A CIDADE NO ESTADO DE MISSOURI FORAM TIRADAS DE CONTEXTO EM POSTAGEM NO INSTAGRAM; REGISTROS SÃO DE 2024
O que estão compartilhando: vídeo que mostraria um tornado atingindo uma cidade do Estado do Paraná. Nas imagens, é possível ver ventos intensos arrancando partes do telhado de uma casa e explosões na rede elétrica, enquanto um funil de vento toca o solo em uma área verde próxima ao imóvel.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A gravação mostra um tornado em uma rodovia próxima à cidade de Birch Tree, no estado de Missouri, nos Estados Unidos. O registro foi publicado em 26 de maio de 2024, no Facebook do caçador de tempestades internacional Jordan Hall (aqui).
Saiba mais: desde a última sexta-feira, 7, quando três tornados atingiram cidades do Paraná em menos de duas horas com ventos de até 330 km/h, circulam nas redes sociais imagens fora de contexto, manipuladas e geradas por inteligência artificial, que enganam usuários ao afirmar retratar a destruição provocada pelo fenômeno. A postagem verificada é um exemplo de conteúdo que foi retirado de contexto.
Por meio de uma busca reversa de imagem (veja aqui como fazer), o Verifica identificou que o vídeo que mostra o vento arrancando o telhado de uma casa foi publicado por sites internacionais de notícias em maio de 2024 (aqui e aqui). Na ocasião, o registro foi utilizado para noticiar tornados que atingiram a região central dos Estados Unidos.
A gravação também foi encontrada em canais do YouTube. Em um deles, a reportagem identificou uma marca d'água com o nome do caçador de tempestades Jordan Hall. Ao pesquisar por postagens feitas por ele, foi possível localizar a gravação original, publicada no Facebook no dia do ocorrido. Ele postou o vídeo no Instagram e TikTok neste ano, com a informação de que o registro é do ano passado.
O fenômeno registrado por Hall ocorreu durante uma forte tempestade marcada pela formação de vários tornados que atingiram diversos estados dos EUA. Conforme noticiou a CNN, ao menos 23 pessoas morreram no Texas, Oklahoma, Arkansas, Kentucky e Alabama. Segundo informações publicadas pelo Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano (aqui), foram confirmados 18 tornados no dia do ocorrido.
O site Aos Fatos também publicou uma checagem sobre o vídeo.
Vídeo mostra tornado que atingiu cidade dos EUA, e não do Paraná
Vídeo não mostra tornado no Paraná; imagens são de 2016 e foram alteradas digitalmente
Tornado no Paraná deixou rastro de destruição e causou mortes
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Estado, foi a que registrou o tornado de categoria mais forte entre as atingidas pelo fenômeno. A velocidade dos ventos foi estimada entre 300 e 330 km/h. Ele destruiu 90% da área urbana, deixou seis mortos no município e mais de mil pessoas desalojadas.
O fenômeno foi classificado na categoria EF3 na escala Fujita (índice usado para classificar a intensidade dos tornados), que vai até cinco.
Em Guarapuava - onde se registrou um óbito - e Turvo, as outras duas cidades atingidas por tornados, os ventos chegaram a 250 km/h, com classificação EF2, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar).
O evento meteorológico foi considerado o mais devastador da história recente do Estado Mais de 800 pessoas receberam atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde estadual.