Vídeo em que Bolsonaro fala que parasitas causam diabetes foi fabricado com IA
CONTEÚDO FALSO DESINFORMA SOBRE CAUSAS E TRATAMENTOS DA DOENÇA
O que estão compartilhando: vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) parece afirmar que o diabetes tipo 2 é causado por um parasita chinês e que não adianta cortar açúcar e carboidratos.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi manipulado com inteligência artificial. Na gravação verdadeira, disponível no Instagram de Bolsonaro, o ex-presidente alegava não ter dito algo publicado pela rádio Jovem Pan. O conteúdo não era sobre diabetes. Além disso, a doença não é causada por parasitas, como informado em nota das sociedades brasileiras de Diabetes e de Endocrinologia e Metabologia, da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade e do Conselho Federal de Nutrição.
Parasitas não causam diabetes
O diabetes é dividido em tipo 1 e tipo 2, com causas diferentes. Mas nenhum dos dois é causado por parasitas, como já mostrou o Verifica em outras checagens (aqui e aqui).
Segundo o endocrinologista Marcio Krakauer, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), as principais causas do diabetes tipo 2 são genéticas e provenientes de fatores ambientais, principalmente ligados ao aumento de peso e à idade avançada, responsáveis por 50% a 70% dos casos.
De acordo com o médico, o diabetes tipo 2 é uma condição médica caracterizada pela resistência do corpo à insulina e pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina suficiente para compensar essa resistência. "O diabetes do tipo 2 não para a produção, mas reduz a ação da insulina, então precisa de ajuda. Para isso, se toma medicamentos orais", explicou.
O diabetes tipo 1 é uma condição totalmente diferente, pois trata-se de uma doença autoimune. "A pessoa produz anticorpos que atacam o pâncreas e ele para de produzir insulina", explicou.
Receita com cebola roxa e limão não controla a glicose, ao contrário do que afirma vídeo
É falso que Drauzio Varella tenha indicado remédio que promete curar diabetes
Prevenção e tratamento
O vídeo sugere que a alimentação não é um fator que impacta o diabetes tipo 2, mas isso não é verdade.
A prevenção da doença inclui dieta e mudanças de estilo de vida, segundo o endocrinologista Krakauer. Para casos mais avançados, são prescritas medicações que podem diminuir o risco para quem tem pré-diabetes e para quem já tem diabetes.
O vídeo chega a citar que medicamentos como metformina e insulina não funcionam contra o diabetes, o que também não é verdade.
Krakauer explica que todos os medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que estão nas diretrizes das sociedades médicas são absolutamente fundamentais para o tratamento do diabetes tipo 2.
"Sem eles é impossível controlar bem a doença", afirmou.
De acordo com o médico, cada paciente deve ser tratado de acordo com a necessidade, levando em consideração o tipo de diabetes e o grau de controle. "Os medicamentos devem ser suspensos para utilizar nenhum outro tipo de terapia como, por exemplo, uma desparasitação", alertou.