Vídeo mostra manifestação no Panamá em 2024, não comemoração na Venezuela após prisão de Maduro
IMAGENS MOSTRAM VENEZUELANOS AGUARDANDO RESULTADO DAS ELEIÇÕES EM FRENTE À EMBAIXADA DO PAÍS NA CIDADE DO PANAMÁ
O que estão compartilhando: vídeo mostra manifestação de pessoas nas ruas com bandeiras da Venezuela e balões nas cores do país. Na tela do vídeo, foram inseridas as frases: "Venezuela livre" e "O que dizer quando toda a população celebra a prisão de seu presidente?".
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: está fora de contexto. As imagens foram publicadas na internet em julho de 2024. Elas mostram uma manifestação de venezuelanos no Panamá. Na ocasião, ele se concentraram em frente à Embaixada da Venezuela para aguardar o resultado das eleições do dia 28 daquele mês. O ditador Nicolás Maduro foi anunciado vencedor, em um pleito marcado por suspeitas de fraude.
Saiba mais: as frases inseridas na tela dão a entender que as imagens mostram pessoas comemorando na Venezuela a prisão do presidente do país por militares norte-americanos. No entanto, as imagens são antigas, e se referem a uma manifestação no Panamá por ocasião das eleições venezuelanas de 28 de julho de 2024, que foram marcadas por suspeita de fraude.
Em um trecho do vídeo, é possível ver a fachada de uma loja em que se lê "Aaron Joyeros", com a imagem de um diamante entre as duas palavras. Um busca no Google por joalherias com esse nome levou ao endereço da loja: Avenida Samuel Lewis, na Cidade do Panamá, capital do Panamá.
A imagem do Google Street View, ferramenta que disponibiliza fotos de ruas em todo o mundo, mostra o mesmo letreiro (abaixo).
Ainda pelo Google Street View, pode-se perceber que os prédios ao lado têm as mesmas características dos que aparecem no vídeo analisado, o que reforça que as imagens foram gravadas na Avenida Samuel Lewis, na Cidade do Panamá.
O mesmo vídeo foi publicado na internet em 29 de julho de 2024. Uma outra postagem com uma imagem da mesma manifestação foi feita na mesma data. A legenda diz que milhares de venezuelanos estão na Avenida Samuel Lewis, em frente à Embaixada da Venezuela, à espera do resultados das eleições.
O site da Embaixada da Venezuela no Panamá confirma que o endereço é no local. A imagem da Embaixada no Google Street View mostra os mesmos edifícios e a loja de joias diante dos quais os manifestantes protestam.
Naquele dia, a Justiça Eleitoral da Venezuela, controlada por Maduro, anunciou a vitória do ditador, em uma eleição envolvida em suspeitas de fraude.
Vídeo em que MST ameaça invadir EUA para resgatar Maduro foi feito com IA
Vídeo de derrubada de outdoor de Maduro é de 2024; imagens de protestos circulam fora de contexto