Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo mostra apresentação da Esquadrilha da Fumaça, não caças americanos no Brasil

AVIÕES SOBREVOARAM A CIDADE DE SÃO PAULO ANTES DA FÓRMULA 1 EM NOVEMBRO

6 jan 2026 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo mostraria caças dos Estados Unidos sobrevoando o Brasil.

Vídeo mostra apresentação da Esquadrilha da Fumaça, não caças americanos no Brasil
Vídeo mostra apresentação da Esquadrilha da Fumaça, não caças americanos no Brasil
Foto: Reprodução/Redes Sociais / Estadão

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso. As imagens mostram aviões da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), em novembro de 2025, na cidade de São Paulo. A apresentação ocorreu antes da corrida da Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da Capital.

Saiba mais: Por meio da busca reversa (saiba como fazer), o Verifica localizou vídeos similares de aviões da FAB sobrevoando a capital paulista em 9 de novembro, antes da largada do Grande Prêmio de São Paulo 2025.

Moradores registraram nas redes sociais a passagem das aeronaves cruzando os céus da cidade em direção ao Autódromo de Interlagos.

Na época, o portal g1 noticiou que a população se surpreendeu com o barulho das aeronaves voando baixo.

As páginas da Fórmula 1 e do Esquadrão de Demonstração Aérea (EAD) registraram que a Esquadrilha da Fumaça, o avião de transporte militar KC-390 e o caça F-39 Gripen participaram da apresentação. O show é tradicional antes da corrida.

As imagens dos aviões circulam fora de contexto nas redes sociais após a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela neste sábado, 3. A ação resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro e da esposa dele, Cilia Flores.

O Aos Fatos também checou o vídeo.

Como lidar com posts do tipo: Após os bombardeios dos EUA no país sul-americano e a prisão de Maduro, circulam vídeos antigos e desinformação na internet. Antes de acreditar, busque pela origem das imagens e informações confiáveis na imprensa profissional. O Verifica publicou um compilado de checagens sobre a queda do líder venezuelano.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade